Concurso Sefaz-CE: secretária de fazenda confirma edital em 2019

A Secretária de Fazenda do Ceará confirmou a realização de concurso em 2019 e destacou a necessidade de reposição.

Autor:
Publicado em:05/06/2019 às 07:58
Atualizado em:05/06/2019 às 07:58

Mesmo com a notícia da suspensão dos concursos no Ceará, o edital da Sefaz-CE não deve ser afetado. A secretária de fazenda do estado, Fernanda Pacobahyba, comentou na última terça-feira, 4, que a seleção acontecerá este ano.

A representante da pasta participou de uma palestra sobre reforma tributária no 7º Seminário de Gestores Públicos e, logo após, realizou uma transmissão ao vivo no Instagram oficial da Secretaria de Fazenda.

Segundo Fernanda, entende-se que este pode não ser o momento ideal para divulgar o edital do concurso Sefaz-CE, mas que não estará suspendendo os preparativos. Ela confirmou ainda que pretende realizá-lo este ano.

"O governador Camilo determinou que não faríamos mais (o concurso); o Mauro( secretário do Planejamento) esteve aí na imprensa suspendendo a possibilidade de concurso este ano... mas teremos o concurso para a Sefaz sim. Porque estamos precisando e sabemos da necessidade."

A secretária destaca ainda o perfil do servidor que pretende contratar: inteligente, proativo, com foco no futuro e inovação. Segundo ela, esse são os pilares para os próximos servidores da Secretaria de Fazenda do Ceará.

O concurso Sefaz-CE

Sefaz-CE deve ter edital publicado em 2019, garante secretária (Foto: Divulgação)
Sefaz-CE deve ter edital publicado em 2019, garante secretária
(Foto: Divulgação)

Recentemente, o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) divulgou em nota que o concurso ficaria para 2020, tendo sido esta uma previsão passada pela própria secretária de fazenda, em reunião com a diretoria.

Dessa forma, entende-se que os preparativos são para que o edital saia este ano, mas que a Sefaz-CE trabalha com uma margem a longo prazo. O limite de gastos pode ser um dos entraves.

O quadro de pessoal do órgão é composto pelas carreiras de auditoria (auditor) e gestão contábil (analistas), todas de nível superior. As áreas, no entanto, ainda não foram confirmadas. Os salários iniciais variam de R$4.784,33 a R$12.906,50, para jornadas de 40 horas semanais. 

Governador do Ceará confirma suspensão de concursos e convocações

Sintaf-CE aponta que vagas previstas não são suficientes

O concurso público da Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará conta com a previsão de oferecer 100 vagas imediatas. Tal informação foi passada pela secretária de Fazenda, Fernanda Pacobahyba, em reunião realizada com o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) no mês de abril.

Na época, o Sintaf-CE informou que a secretária havia confirmado essa oferta de vagas para contemplar todos os cargos da Sefaz-CE.

Para o Sintaf-CE, esse número de vagas não será suficiente para suprir a carência da secretaria, que soma um déficit de cerca de 200 servidores.

Há, portanto, a possibilidade de chamada de mais aprovados em cadastro de reserva, o que depende de disponibilidade orçamentária. 

“100 vagas é pouco diante da quantidade de servidores que se aposentaram. Foram 11 anos sem concurso.” 

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

A última seleção para efetivos da Sefaz-CE foi realizada em 2006. O concurso contou com 150 vagas de auditor, sendo 142 para ampla concorrência e oito para deficientes. A seleção foi organizada pela banca Esaf, sendo aplicada prova objetiva de 135 questões, cobrando diversos conteúdos.

O próximo concurso deve manter a mesma estrutura e contar ainda com provas discursivas e de títulos, podendo classificar ou eliminar. [VIDEO id="7157"]