Matéria atualizada em 25 de julho de 2018, às 16:57h
Uma nova previsão para o concurso da Secretaria de Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) foi divulgada nesta terça-feira, 24, assim como a oferta de vagas da seleção. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o edital será publicado ainda em outubro deste ano, com provas objetivas previstas para janeiro de 2019.
A informação vai de encontro ao que havia sido anunciado pelo secretário de Planejamento, Fabrício Marques, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA. Na ocasião, a previsão dada pelo secretário era de que o documento seria lançado apenas em 2019.
Com a nova previsão também foi divulgada a oferta de vagas da seleção: serão 80, sendo 45 para auditor fiscal da receita estadual e 35 para auditor de finanças e controle de arrecadação. Os salários iniciais das carreiras são de aproximadamente R$11.500 e R$8.050, respectivamente.

(Foto: Divulgação/ Sefaz-AL)
Quer se preparar para os concursos de Alagoas?
. Iniciado o período eleitoral: veja o que pode e o que não pode nos concursos
Disciplinas do concurso são divulgadas
A organizadora do concurso ainda não foi definida, mas a secretaria já informou como deverão ser as avaliações. A previsão é de que haja prova objetiva e prova discursiva para ambos os cargos. Entretanto, ressalta que somente com a banca definida será possível formalizar as etapas e provas.
As disciplinas que deverão ser cobradas são:
Para auditor fiscal:
Informática
Português
Legislação Tributária do ICMS
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Tributário
Direito Civil
Direito Penal
Contabilidade privada
Estatística
Noções de Economia
Raciocínio Lógico
. Como estudar Raciocínio Lógico para concursos públicos
Auditor de finanças:
Informática
Português
Economia
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Financeiro
Direito Tributário
Finanças Públicas
Estatística
Contabilidade Pública
Raciocínio Lógico
Inicie os estudos para o concurso Sefaz-AL 2018!
Sefaz-AL enfrenta aposentadorias
Um fator que reforça a necessidade da Sefaz-AL de realizar concurso público é que o órgão tem grande número de servidores que já reúnem condições de pedir aposentadoria. Este seria um dos principais problemas enfrentados pela secretaria atualmente.
A Sefaz-AL conta com dois grupos de auditores: um que ingressou no concurso de 1984 e outro no de 2002. Há 16 anos sem concurso, o órgão enfrenta o fato de que dos servidores que entraram em 1984, a maior parte já tem tempo para pedir aposentadoria.
No último concurso, realizado em 2002, as oportunidades eram para fiscal de tributos estaduais, agente controlador de arrecadação e técnico de finanças. Todos exigem formação em nível superior em qualquer área. Confira o edital do concurso Sefaz-AL 2002:
Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, que teve quatro horas de duração. O exame consistiu em 40 questões sobre Português, Matemática Financeira, Estatística Básica, Noções de Direito, Noções de Finanças Públicas, Ética no Serviço Público, Contabilidade Geral, Noções de Legislação Tributária Estadual, Noções de Direito Tributário, e Tecnologia da Informação.
Prepare-se para o concurso da Sefaz-AL
No e-book "5 passos para a vaga dos sonhos", especialistas ensinam como caminhar em cada uma das etapas fundamentais na sua jornada de concurseiro:
Veja dicas do coach de concursos Pedro Medula sobre estudo de alta performance: [VIDEO id="7921"] [VIDEO id="7920"]