Concurso Sefaz-AL: secretaria quer edital o mais rápido possível
Após o aval da Procuradoria Geral, a Sefaz-AL afirmou que trabalha para que o edital do concurso seja divulgado o mais rápido possível.
Autor:
Publicado em:02/07/2019 às 09:11
Atualizado em:02/07/2019 às 09:11
A Secretaria de Fazenda do Alagoas prepara o seu novo concurso público. Com o aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AL) para realizar a seleção, a Sefaz-AL falou sobre a previsão de publicação do edital à FOLHA DIRIGIDA. Segundo a pasta, estão sendo feitos esforços para que o documento seja publicado o mais breve possível.
"Estamos providenciando para que saia o mais rápido possível", afirmou a Sefaz-AL à FOLHA DIRIGIDA, após ser questionada sobre a previsão de publicação do edital.
Edital do concurso Sefaz-AL pode ser publicado
a qualquer momento (Foto: Divulgação)
No mês de junho, em suas redes sociais, o governador de Alagoas, Renan Filho, compartilhou uma imagem afirmando que o concurso estava "mais perto". Em resposta a um seguidor, sobre a data de publicação do edital do concurso Sefaz-AL, o governador afirmou que ainda não há um dia certo.
"Ainda não. Informarei a data exata em breve", disse Renan Filho
O edital do concurso Sefaz-AL era aguardado para o dia 17 de junho. Isso porque, no dia 27 de maio, durante uma transmissão em suas redes sociais, Renan Filho afirmou que o documento seria publicado em até 15 dias.
Na mesma transmissão, o secretário da Sefaz-AL, George Santoro, informou que serão dois concursos, sendo um para auditor fiscal da receita estadual e outro para auditor de finanças e controle de arrecadação da fazenda estadual. Na época, os editais já estavam prontos.
"O governador deve autorizar esta semana os concursos. São dois concursos separados, que serão muito importantes para o estado, tendo em vista o grande número de aposentadorias que nós tivemos no ano passado e este ano", afirmou o secretário em maio.
Inicie os estudos para o concurso da Sefaz-AL
Ao todo, 85 vagas estão previstas, cinco a mais do que o anunciado anteriormente. O número de oportunidades foi divulgado em um despacho assinado pelo procurador geral de Alagoas, Francisco Malaquias de Almeida Júnior.
No documento, assinado em fevereiro, o procurador indica o aumento no número de vagas para o concurso Sefaz-AL. Além disso, o texto aponta o Cebraspe como provável organizadora da seleção.
Ainda conforme o documento, a proposta é que sejam oferecidas 60 vagas para a carreira de auditor fiscal da receita estadual e 25 para auditor de finanças e controle de arrecadação da fazenda estadual. Ambos têm o nível superior em qualquer área como exigência.
No início do mês de fevereiro, o governador Renan Filho anunciou que o edital para auditores sairia até março, o que não ocorreu. A previsão para aplicação das provas, segundo a secretaria, era de, pelo menos, 90 dias após a publicação do edital.
Para o posto de auditor de finanças a remuneração inicial será de R$8.050. No caso de auditor fiscal, o valor chegará a R$9 mil. A Sefaz-AL já divulgou que os candidatos deverão ser submetidos a provas objetiva e discursiva, contendo as seguintes disciplinas:
Auditor fiscal
Auditor de finanças
Informática
Informática
Português
Português
Legislação Tributária do ICMS
Economia
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Tributário
Direito Financeiro
Direito Civil
Direito Tributário
Direito Penal
Finanças Públicas
Contabilidade privada
Estatística
Estatística
Contabilidade Pública
Noções de Economia
Raciocínio Lógico
Saiba como estudar antes do edital
Com o último edital divulgado há mais de dez anos, é possível estudar para o novo concurso Sefaz-AL utilizando outras ferramentas. Para entender como estudar, antes da divulgação do documento, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo as dicas da coach Deborah Cal sobre o assunto. Confira!