Concurso Seduc-AM é homologado e convocações começam em abril

O concurso da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) foi homologado e o início das convocações está previsto para abril.

Autor:
Publicado em:18/03/2019 às 07:22
Atualizado em:18/03/2019 às 07:22

O concurso da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) está homologado. O resultado final e a homologação foram publicados na última sexta-feira, 14, com as listas dos aprovados. Ao todo, 6.737 candidatos foram classificados.

As listas dos aprovados podem ser consultadas no site do Instituto Acesso, organizador do concurso. O concurso Seduc-AM ofereceu 8.175 vagas, distribuídas por três editais, nos seguintes cargos:

Professor (20h) - 6.499 vagas;
Professor (40h) - 597 vagas;
Pedagogo - 151 vagas;Pedagogo - 40 vagas;
Assistente social - 37 vagas;
Bibliotecário - 50 vagas;
Contador - 5 vagas;
Engenheiro - 7 vagas;
Estatístico - 2 vagas;
Fonoaudiólogo - 3 vagas;
Nutricionista - 40 vagas;
Psicólogo - 36 vagas;
Assistente-Técnico - 108 vagas;
Merendeiro - 600 vagas.

De acordo com o resultado fornecido pela banca, do total de classificados, 4.787 são para o cargo de professor, na capital e no interior. Os cargos de professores são referentes à atuação nos ensinos regular, tecnológico e indígena, sendo este último ofertado pela primeira vez em um concurso.

Segundo o secretário de Educação, Luiz Castro, a divulgação do resultado seguiu todos os trâmites legais, após um longo processo de execução.

"Sabemos que se trata de um concurso que sofreu algumas atribulações no ano passado, mas fomos extremamente céleres nessa execução até a divulgação do resultado final, respondendo a todos os recursos solicitados", afirmou o secretário.

Convocações estão previstas para abril

Segundo o Governo do Amazonas, a chamada dos aprovados será iniciada em abril, conforme necessidade identificada pela secretaria, de maneira gradativa. O início das atividades dos novos efetivos é visto com expectativa.

"É muito bom podermos iniciar essa chamada logo no primeiro semestre da nossa gestão. Vamos contar com um corpo técnico efetivo para somar competências na educação do nosso estado. Sem dúvidas é um resultado que muita gente está esperando e nós também", concluiu o secretário.

O concurso Seduc-AM teve recorde de inscritos. Ao todo, a seleção reuniu 238.593 candidatos, que foram convocados para as provas. A seleção chegou a ter uma parcial de 360 mil inscrições, mas após o pagamento das taxas o número reduziu. O número de concorrentes superou em três vezes o último concurso, que contou com 76 mil candidatos. 

Seduc-AM divulga resultado final de concurso (Foto: Divulgação)
Resultado final do concurso Seduc-AM é divulgado
(Foto: Divulgação)

 

Concurso Seduc-AM sofreu com paralisações

As provas do concurso da Secretaria de Educação do Amazonas foram realizadas em 8 julho de 2018. Dias após a aplicação, o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) entrou com um pedido de suspensão.

O órgão alegou que foram identificadas várias irregularidades, durante a realização das provas. Após o ocorrido, foram divulgadas nova data e locais para a aplicação dos exames, para os cargos envolvidos. Os cartões chegaram a ser divulgados, mas na semana seguinte as avaliações foram novamente suspensas.

Em agosto, a Seduc-AM paralisou a seleção. As provas que seriam aplicadas no dia 2 de setembro foram adiadas. A decisão foi do secretário de Educação, Lourenço Braga, que solicitou à banca organizadora o resultado de uma auditoria externa. 

No dia 31 de agosto foi a vez da Justiça interferir no processo. O juiz da 5ª Vara de Fazenda Pública, Flávio de Freitas, concedeu uma liminar que determinava a suspensão do concurso, no entando, o próprio juiz decidiu depois pela retomada do concurso.

Convocação em concursos: entenda!

Os aprovados no concurso Seduc-AM já podem aguardar pelas convocações, previstas para abril. Para entender como funciona este processo, FOLHA DIRIGIDA traz as explicações do advogado Sérgio Camargo sobre o assunto. Confira! [VIDEO id="6314"]