Concurso SED-MS contrata banca organizadora e edital já pode sair

A Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul contratou banca para seu concurso com 1.500 vagas nos cargos de professor e apoio à educação.

Autor:
Publicado em:03/10/2018 às 08:08
Atualizado em:03/10/2018 às 08:08

A Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul contratou a banca que ficará responsável por seu concurso. A escolhida foi a Funrio, que teve seu nome divulgado nesta quarta-feira, 3, no Diário Oficial do Estado. O concurso SED-ES já está autorizado desde maio, para o preenchimento de 1.500 vagas. A maioria delas deverá ser para o cargo de professor, com 1 mil oportunidades. As demais 500 serão para a carreira de apoio à educação básica.

Concurso SED-MS banca
Reprodução Diário Oficial do Mato Grosso do Sul,  3 de outubro de 2018


Com a contratação da banca publicada, o edital do concurso SED-MS deverá sair a qualquer momento. Isto porque, segundo a  Asessoria de Comunicação da SED, o principal entrave para a publicação do documento era a contratação da organizadora. Procurada pela FOLHA DIRIGIDA no início de setembro, a assessoria deu a previsão de saída de edital para o dia 24 de setembro. O prazo, no entanto, não se cumpriu. 

Também foi informado na ocasião que um cronograma para a seleção começava a ser definido. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul, se o edital saísse em 24 de setembro, os exames deveriam acontecer em dois momentos: 11 e 25 de novembro, para professores e área de apoio, respectivamente. Porém, como o edital ainda não foi publicado essa previsão também não deve se confirmar. 

Novas etapas foram incluídas no concurso SED-MS

Em junho deste ano, a equipe de gestão da administração estadual, responsável pela condução do concurso, apresentou novo formato para as etapas de avaliação do concurso SED-MS.

Concurso SED-MS (Foto: Divulgação)
Concurso SED-MS deverá abrir 1.500 vagas (Foto: Divulgação)


Na ocasião foi informado que os candidatos também deverão ser avaliados com três novas fases:  investigação social,  exame psicotécnico e exame de saúde. Além destes, deverão ter a prova objetiva e avaliação de títulos. Na época do anúncio, o então secretário de  Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, declarou:

"Consideramos extremamente importante que os representantes dos servidores estejam sintonizados com essa nova política do governo do estado na seleção e ingresso de pessoal, porque são ações que de fato vão contribuir com a qualidade do ensino no Mato Grosso do Sul", disse.

Último concurso SED-MS foi em 2013

A Secretaria de Educação realizou seu último concurso para a área em 2013. Nelem foram oferecidas 400 vagas na carreira de professor em diversas disciplinas, para vários municípios. A organização ficou sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração em conjunto com a própria Secretaria de Estado de Educação.

O cargo de professor exige nível superior, com especialização na área pretendida pelo candidato. Naquela época, a remuneração inicial foi de R$1.355,50 mais incentivo financeiro no valor de R$271,10. Os valores atuais ainda não foram confirmados pela administração. Os aprovados cumpririam jornadas de 20 horas semanais. 

Baixe o edital do último concurso SED-MS
baixe o edital do concurso SED-MS 2013

A prova objetiva foi composta por 80 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, dez de Atualidades Brasileiras, 20 de Legislação e Concepções Pedagógicas e 30 de conhecimentos específicos. O prazo de validade era de dois anos. Em 2015, ele foi prorrogado por mais dois. 

Veja dicas de Português e comece a preparação! [VIDEO id="7743"]