O edital do processo seletivo para temporários da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais (Seap-MG) será publicado ainda este mês. A informação foi passada pela Assessoria de Imprensa do órgão, que já tem organizadora definida.
A Seap-MG não divulgou ainda a data exata de quando o edital de abertura da seleção será divulgado, tampouco o quantitativo de vagas que será oferecido para a carreira. O cargo de agente de segurança penitenciário exige apenas o nível médio de escolaridade.
"A nova seleção tem por objetivo a manutenção da continuidade dos serviços prestados, tendo em vista os quantitativo de contrato que não serão renovados. A previsão é que o edital seja publicado ainda neste mês", informou a Seop-MG à FOLHA DIRIGIDA.
Inicie os estudos para a seleção da Seap-MG
Seleção de agente prisional será organizada pelo IBFC
Uma boa notícia que deve confirmar a previsão de edital do processo seletivo Seop-MG ainda em setembro é que a organizadora já foi definida. No último sábado, 15, foi publicada no Diário Oficial do estado de Minas Gerais a dispensa de licitação que escolhe o o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
A Seap-MG ainda não informou se o contrato com a banca já foi assinado. Tudo leva a crer que a parte burocrática deve ser feita o quanto antes, para que as partes definam o cronograma, finalizem o edital e possam publicá-lo oficialmente dentro do prazo previsto.
Os candidatos que desejam se antecipar e iniciar os estudos mesmo sem edital levarão vantagem. Isso porque o IBFC também foi o organizador da última seleção para o cargo de agente prisional da Seap-MG. O concurso para efetivos aconteceu em 2013 e ofertou 3.535 vagas.
Naquela época, os participantes foram avaliados por meio de diversas etapas, sendo elas: provas objetivas, redação, exame de saúde, testes de aptidão física, exame psicológico, curso de formação técnico profissional e investigação social.

(Foto: Seds-MG)
Seap-MG contratará temporários mesmo após decisão do TJ
A decisão da Seap-MG de contratar novos agentes por tempo determinado surpreendeu a todos os candidatos que aguarvam um novo concurso público para efetivos. Em setembro de 2017, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais considerou inconstitucional a contratação temporária de agentes penitenciários do estado pela lei nº18.185/09.
Dessa forma, deciciu que os funcionários só poderiam permanecer no trabalho até o dia 31 de dezembro. Nesta data, foram encerrados todos os contratos. O TJ-MG informou que os contratos por período determinado só podem ocorrer por curto espaço de tempo e em situação emergencial como, por exemplo, em caso de calamidade pública.
Questionada sobre o próximo concurso público para efetivos, a Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais informou que não há previsão para um novo edital, fora o processo seletivo de temporários. O novo concurso havia sido confirmado pela subsecretária do Estado de Gestão de Pessoas, Warlene Salum Rezende. [VIDEO id="8120"]