A expectativa é que para cada vaga ofertada em edital seja formado um cadastro de reserva. Correia adiantou que o banco de excedentes será bem utilizado no decorrer da validade do concurso.
“O cadastro de reserva será usado ao longo do tempo à medida que as necessidades da rede forem se demonstrando. Como nós temos previsão de crescimento da rede em 2020 é bem possível que tenhamos chamamento para além das vagas já propostas em edital”, detalhou.
Além da ampliação da rede, a Secretaria de Saúde de Recife (Sesau) terá que suprir a aposentadoria de profissionais nos próximos meses. Tendo em vista que há uma rotatividade grande de servidores em cargos como o de médico, por exemplo.
“Vamos precisar chamar do concurso para ocupar essas vagas. Em outras áreas tem menos rotatividade, mas certamente há a questão das aposentadorias, exonerações ou pessoas que pediram para se desligar”.
O secretário Jailson Correia confirmou que a pasta deixará pronto um plano de convocações de aprovados no concurso Sesau. “´Para o qual as necessidades da rede de expansão ou substituição de profissionais esteja válido e viável pelos próximos dois anos a partir da homologação”.
Capital de Pernambuco investe na capacitação dos servidores
Conforme o secretário de Saúde, os aprovados no concurso terão direito aos benefícios definidos pelo Estatuto do Servidor de Recife. Além das gratificações.
“Alguns dos valores colocados em edital, por exemplo, já falam de algumas gratificações. Mas, existe a gratificação de produtividade do SUS, que é também um incentivo financeiro. Os agentes de saúde ambiental e de controle às endemias, uma vez em campo, têm também outros incentivos financeiros baseados no atingimento de metas”, exemplificou Correia.
O titular da pasta também revelou que a Prefeitura de Recife investe na capacitação do servidor. Existem diferentes planos de carreira que permitem o crescimento do profissional, tanto financeiro como acadêmico.
Para isso, a capital pernambucana tem feito investimento em capacitação. Inclusive, em um programa ativo de educação permanente.
“Há um projeto de uma escola de saúde do Recife voltada para treinar e capacitar permanentemente os nossos servidores. Existem oportunidades tanto de ensino presencial como de ensino online e esse movimento tende a crescer no ano de 2020”, adiantou.
Para Jailson Correia, o concurso Sesau de Recife-PE tem dois grandes objetivos. O primeiro é substituir a mão de obra que estava contratada temporariamente por servidores efetivos. Além de garantir a disponibilidade de profissionais para expansão da rede de saúde do Recife.
“O que tem acontecido bastante nos últimos sete anos. Temos previsão de uma maior expansão em 2020”, indicou o secretário.
+ Concurso Sesau Recife: sai edital com 695 vagas. Até R$13 mil
Concurso Sesau Recife: novo edital está em planejamento
A Prefeitura de Recife também planeja novos concursos para a Secretaria de Saúde. A informação foi confirmada pelo secretário, em entrevista. De acordo com ele, os preparativos já começaram e os editais devem ser publicados ao longo do próximo ano.
“Sim, temos a perspectiva de abrir concursos de menor magnitude para profissões específicas. Especialmente para aquelas que havia concurso vigente no lançamento do edital atual. Vamos ter que rodar novos concursos, inclusive ao longo de 2020”.
O titular da pasta acredita que, pela falta de oportunidades e desemprego, o atual concurso para Sesau seja concorrido. “Em seleções simplificadas que rodamos antes, a procura foi muito expressiva. Então, imaginamos que teremos um concurso muito procurado em Recife. Ainda mais porque são cargos efetivos”, afirmou.
Para todos aqueles que tentam um vaga na Secretaria de Saúde, Correia deixa a seguinte mensagem: “Enfrentamos os desafios da saúde pública, mas com muita dinâmica e inovação. Nós acreditamos nos incentivos aos servidores, na busca do mérito e na capacitação e educação permanente”.