Concurso Saúde-AL: governador confirma cerca de 800 vagas este ano
Renan Filho, governador do Alagoas, confirmou que o edital de novo concurso para Saúde-AL deve ser aberto em 2019 com cerca de 800 vagas
Autor:
Publicado em:30/09/2019 às 12:23
Atualizado em:30/09/2019 às 12:23
O governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou a abertura de um novo concurso para Secretaria de Saúde (Sesau-AL). De acordo com ele, o edital será publicado até o final do ano com cerca de 800 vagas.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa para inauguração do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, no domingo, 29. A unidade tem 127 leitos, capacidade para mais de 200 partos e 6 mil atendimentos por mês.
Os dados foram confirmados à FOLHA DIRIGIDA nesta segunda-feira, 30, pela Assessoria de Imprensa do governo. O setor, porém, não soube precisar quais cargos e escolaridades serão contemplados na seleção. Assim como os salários que serão oferecidos.
Em maio, o governador já tinha apontado a realização de um novo concurso para Saúde, assim como para a Educação. Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, ele destacou que a meta é repor profissionais aposentados.
Renan Filho (ao centro) durante inaguração do Hospital da Mulher
(Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas)
Além do Hospital da Mulher, segundo Renan Filho, outras quatro unidades hospitalares serão abertas.
“Na saúde pública, vamos fazer sim novos concursos. Eventualmente, vamos abrir concurso para suprir os profissionais que já estão saindo da rede ou para atender aos novos hospitais”, disse o governador.
Por sua vez, o secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, identificou que o último concurso para a pasta foi realizado há 16 anos, em 2003. Portanto, a pasta não tem mais cadastro de aprovados válido para suprir as demandas por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.
“A rede hospitalar está sendo dobrada, são cinco novos hospitais. E queremos com mão de obra majoritariamente alagoana. Esse é apenas o primeiro concurso dos outros que virão”, revelou o secretário.
O edital do concurso para Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) também está previsto para este ano. O Cebraspe, por exemplo, já foi anunciado como banca organizadora. No último dia 3 de setembro, o processo teve novas movimentações, de acordo com o Sistema Eletrônico de Informações do Estado do Alagoas.
Na ocasião, a Assessoria Especial enviou o documento ao Núcleo Permanente de Concurso Público. A divulgação do edital não deve demorar, uma vez que o secretário de Estado de Fazenda, George Santoro, confirmou que as provas devem ser aplicadas em janeiro de 2020.
Como até as avaliações ainda há o período de inscrição e validação da taxa, o edital deve ser publicado nos próximos meses. Dessa forma, terá tempo hábil para que as provas objetivas sejam no início de 2020.
A oferta prevista é de 85 vagas, cinco mais do que anunciado anteriormente. O número foi informado em um despacho assinado pelo procurador geral de Alagoas, Francisco Malaquias de Almeida Júnior.
No documento, o procurador indica o aumento no número de vagas para o concurso Sefaz-AL. A proposta é que sejam oferecidas 60 vagas para auditor fiscal da receita estadual e 25 para auditor de finanças e controle de arrecadação da fazenda estadual.
Ambos os cargos exigem o nível superior em qualquer área. Para o auditor de finanças a remuneração inicial é de R$8.050. No caso de auditor fiscal, o valor chega a R$9 mil.