*Matéria atualizada em 17/10/2018, ás 16h07
Mesmo após os candidatos terem alegado problemas na realização das provas objetivas, a Fundação Vunesp, a organizadora, publicou nesta quarta-feira, 26, os gabaritos preliminares dos quatro concursos públicos da Prefeitura de São Bernardo do Campo, que ofertam vagas em diversos cargos.
Contendo 50 questões por meio de diversas disciplinas, as provas objetivas do concurso de São Bernardo do Campo foram realizadas no último domingo, dia 23 de setembro. Os candidatos responderam a perguntas sobre Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Tributário; Direito Financeiro; Direito do Consumidor; Direitos Difusos e Coletivos; Direito Penal e Legislação Penal Especial; Direito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário.
Além das disciplinas mencionadas, foram cobrados ainda conteúdos de conhecimentos básicos como Língua Portuguesa; Matemática; Atualidades e Noções de Informática. Os exames foram realizados em dois turnos: manhã e tarde.
Prazo para recurso abre nesta quinta-feira, 27
Quem não concordar com as respostas divulgadas pela Fundação Vunesp poderá entrar com pedido de recurso. O prazo será aberto nesta quinta-feira, 27, e ficará disponível até a sexta-feira, 28, pelo site da banca organizadora, na área reservada para o candidato.
Os recursos serão aceitos somente pela internet, sem a possibilidade de envio pelos Correios ou outro meio que não seja o site da Fundação Vunesp. A banca orienta que os pedidos sejam elaborado de forma individualizada, ou seja, um para cada questão.
O parecer, favorável ou não, será dado por uma banca examinadora após análise dos argumentos enviados. Esta decisão será publicada pela organização, sendo assim, o gabarito já divulgado poderá ser alterado. Os pontos das questões anuladas serão atribuídos a todos os candidatos.
De acordo com a Fundação Vunesp, não há uma data definida ou previsão para que o resultado final dos quatro concursos seja divulgado. Assim que for publicado, você confere na FOLHA DIRIGIDA.

(Foto: Divulgação)
Vunesp se manifesta sobre polêmica na prova de diretor
Um dos polos de aplicação de provas do concurso São Bernardo do Campo teve o registro de uma confusão entre candidatos e a organização. De acordo com relatos de candidatos, por meio de vídeos que circulam nas redes sociais, uma candidata teria entrado às 9h40 para realizar o exame, que estava marcado para às 9h.
A sala de aula foi tomada por discussões entre os candidatos e fiscais. Com a confusão, um candidato teria saído do local do exame com uma das provas em mãos, além de ter filmado toda a avaliação, segundo os próprios candidatos.
A Fundação Vunesp, a organizadora da seleção, emitiu uma nota pública e se posicionou sobre o ocorrido. Segundo a banca, a entrada da candidata naquele horário foi uma alocação de sala, considerada pela instituição como uma lícita prática adotada. A Vunesp informa que a participante já estava no prédio e somente foi conduzida até a sala de número 58 do local.
Segundo a banca, a confusão foi ocasionada por apenas três pessoas, que discutiram propositalmente com os demais, com o intuito de impedir a realização da prova naquela sala, em específico. A Vunesp informou que tomou as devidas medidas no local, lamenta a conduta isolada desse grupo e busca identificá-los para aplicar as punições.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, realizou uma transmissão ao vivo por meio do seu Facebook oficial durante o domingo, 23. Segundo ele, "o concurso transcorreu normalmente, tivemos apenas um ocorrido na Fundação Santo André, porém já foi esclarecido e tudo resolvido, onde uma pessoa entrou depois na sala, mas ele já estava dentro do prédio."
Confira a nota da Vunesp na íntegra
NOTA DA FUNDAÇÃO VUNESP SOBRE O CONCURSO PARA A PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
A VUNESP vem a público esclarecer o fato isolado, ocorrido na data de 23 de setembro de 2018, na sala 58, do Prédio da FAENG I, do Centro Universitário da Fundação Santo André.
Por volta de 9:40 horas, um grupo de três pessoas, dos sessenta concursandos para o cargo de Diretor de Escola, sentiram-se atingidos pela lícita prática adotada pela VUNESP, que promoveu a alocação de uma das participantes, que já se encontrava dentro do prédio, à sala de número 58.
Esse grupo isolado, pretendendo causar desconforto das pessoas que participavam da disputa, passou a discutir propositadamente com os demais, restrito tal intento unicamente ao interior da referida sala.
Registre-se, em que pese esse reduzido grupo de pessoas tentar promover o tumulto para impedir a realização da prova naquela sala em específico, os agentes de fiscalização adotaram as medidas cabíveis no momento, franqueando, inclusive, a todos os concursandos da sala a prorrogação do horário de término de prova, além da disponibilização de uma outra sala para quem se dispusesse a realizar sua prova. Todos os cadernos e folhas de respostas da referida sala foram recolhidos.
A VUNESP lamenta a conduta isolada desse grupo minoritário de concursandos, e registra que está identificando tais pessoas para adotar as medidas legais cabíveis, inclusive com a imposição da exclusão do certame.
Registra, por fim, que o certame para os Diretores de Escola do Município envolveu cerca de três mil participantes, em centenas de salas e locais, não tendo ocorrido situação de igual natureza ou que implicasse na dúvida quanto à lisura do concurso. Imperioso lembrar, a disputa envolveu outras carreiras, totalizando cerca de cem mil candidatos, sendo que igualmente não se sujeitou a nenhum outro evento que pudesse atingir a disputa e a excelência da atividade desempenhada pela
VUNESP. FUNDAÇÃO VUNESP, 24 de setembro de 2018.
Concurso registrou mais de 101 mil inscritos
A Prefeitura de São Bernardo do Campo havia divulgado que o concurso já registrava cerca de 100 mil inscritos. No entanto, o número foi calculado antes da banca reabrir o prazo para isenções. A Vunesp divulgou que foram confirmadas 101.674 inscrições, somando os quatro editais.
Desse total, são 39.785 para a área da educação, 5.763 para guarda municipal, 4.157 para procurador e 51.969 para os demais cargos. O concurso da Prefeitura de São Bernardo do Campo conta com 782 vagas por meio de quatro editais. Os salários variam de R$1.722,95 a R$9.611,95, para jornada de trabalho de até 40 horas semanais.
"A reposição deste pessoal é de suma importância para assegurar melhor qualidade nos serviços prestados pelo município, visto que ao longo dos anos várias áreas técnicas/ administrativas ficaram defasadas em razão de não ter havido concurso para substituir os servidores que pediram exoneração ou vieram a se aposentar", disse a Assessoria em entrevista. [VIDEO id="7770"]