A Prefeitura de Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais — a 456 km de BH — divulgou novo concurso para diversas áreas em todos os níveis de escolaridade. A oferta é de 71 vagas. Desse total, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência. Confira quais cargos são ofertados:
Alfabetizado: agente de serviços I: faxineiro, gari, lavador de carros, lixeiro (coletor de lixo), trabalhador braçal, posto de atendimento, agente de serviços II - vigia;
Fundamental incompleto: agente de serviços V – motorista, agente de serviços VI - operador de máquinas, auxiliar de serviços educacionais I;
Fundamental completo: agente administrativo I, auxiliar administrativo I do Pronto Atendimento;
Médio completo: monitor de creche;
Médio técnico: técnico de Enfermagem do Pronto Atendimento;
Superior completo: agente de saúde IV – fisioterapeuta, agente de saúde VI - médico especialista com residência em pediatria, enfermeiro do Pronto Atendimento, especialista em educação - supervisor escolar, farmacêutico do Pronto Atendimento, médico plantonista do Pronto Atendimento, nutricionista, professor de Educação Básica II, professor de Educação Básica II - apoio crianças especiais, professor de Educação Básica II - Artes Musicais, professor de Educação Básica II - Educação Física, professor de Educação Básica II – Inglês.
Veja o edital de seleção:
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 8 de outubro e 9 de novembro, no site da Iman Concursos. Candidatos que não tem acesso à internet também poderão realizar inscrição diretamente na Prefeitura (Praça Padre Alderigi, 216, Santa Rita de Caldas-MG). O atendimento será de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Número de questões variam de acordo com cargo
As taxas de inscrição variam entre R$40 e R$100, conforme o nível de escolaridade do candidato. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de famílias de baixa renda poderão pedir isenção no pagamento da taxa. A solicitação deve ser feita entre os dias 8 e 10 de outubro.
O concurso será realizado em três etapas: prova objetiva, redação e análise de títulos. A prova objetiva será realizada por todos os candidatos e será composta da seguinte forma:
- 20 questões para cargos de nível alfabetizado e fundamental
- 25 questões para cargos de nível médio
- 40 questões para cargos de nível superior
Para serem aprovados, os concorrentes devem alcançar uma pontuação mínima de 60% dos pontos. A previsão é de que a prova seja aplicada no dia 8 ou 9 de novembro. Os candidatos poderão consultar a data, local e horário definidos no cartão de confirmação de inscrição que estará disponível a partir do dia 23 de novembro.
Redação será específica para candidatos a professor
A prova de Redação será realizada no mesmo dia da prova objetiva e é específica para o cargo de professores. No entanto, só serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem até a 40° posição na prova objetiva.
Todos os aprovados nas provas obejtivas serão avaliados na prova de títulos, exceto os concorrentes ao cargo de professor. Nesse caso só serão avaliados os que tiverem as provas de Redação corrigidas.

Candidatos com deficiência poderão solicitar condições especiais para a realização das provas. Para isso, devem especificar no ato da inscrição seu tipo de deficiência e qual condição especial necessita.
FOLHA DIRIGIDA separou um vídeo com dicas para quem vai fazer a prova de redação. Confira abaixo: [VIDEO id="7556"]