Concurso procurador MPT: autorização de novo edital é solicitada
Procurador-geral pede inclusão da autorização do próximo concurso para procurador do MPT na pauta da sessão do Conselho Superior.
Autor:
Publicado em:27/05/2019 às 15:51
Atualizado em:27/05/2019 às 15:51
O novo concurso para procurador do MPT - Ministério Público do Trabalho - pode ser aberto em breve. O órgão confirmou à FOLHA DIRIGIDA nesta segunda-feira, 27, que o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, pediu que a autorização para o edital seja incluída na pauta da próxima sessão do Conselho Superior.
O requerimento, com despacho do PGT é do dia 22 de maio. Se autorizado, este será o 21º concurso da carreira. Mais informações como número de vagas e previsão para publicação do edital serão fixadas somente após a aprovação da abertura.
Para ser procurador do MPT, com base nas informações do edital anterior, os principais requisitos são o diploma de bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de experiência jurídica. Em 2017, quando o documento foi divulgado, o ganho inicial era de R$28.947.
Prepare-se para o concurso MPT 2019
Último concurso teve cinco etapas de avaliação
Os candidatos do último concurso para procurador do MPT foram avaliados por meio de até cinco etapas, sendo elas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática, de caráter eliminatório e classificatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
MPT prepara 21º concurso para procurador
(Foto: Divulgação/ MPT)
Na época, a prova objetiva teve duração de quatro horas e foi composta por 100 questões. As disciplinas foram divididas em três grupos.
GRUPO I
Direito Constitucional
Direitos Humanos
Direito Individual e Coletivo do Trabalho
Direito Processual do Trabalho
Direito Civil e Direito de Empresa
Regime Jurídico do Ministério Público
GRUPO II
Direito Processual Civil
Direito Administrativo
GRUPO III
Direito Previdenciário da Seguridade Social
Direito Penal
Direito Internacional
Direito Comunitário
Na prova discursiva foram cobradas questões e/ou resolução de problema sobre as matérias dos Grupos I e II. Já a prova prática consistiu na elaboração de uma ou mais peças jurídicas, típicas da atuação judicial ou extrajudicial do Ministério Público como órgão agente ou interveniente, sobre qualquer matéria do programa.