Concurso PRF: sai convocação para as provas objetivas e discursivas
A PRF convoca os candidatos para realização das provas objetivas e discursivas do concurso com 500 vagas de policial.
Autor:
Publicado em:23/01/2019 às 08:53
Atualizado em:23/01/2019 às 08:53
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) convoca os inscritos do seu concurso para as provas objetivas e discursivas. Nesta quarta-feira, 23, foram publicadas no Diário Oficial da União as instruções para os exames, marcados para o dia 3 de fevereiro, a partir das 14h.
De acordo com a portaria, os locais de aplicação das provas serão divulgados no dia 30 de janeiro. A consulta será individual, por meio do site do Cebraspe, banca organizadora. A recomendação é chegar ao local designado para o exame com uma hora de antecedência.
Os exames ocorrerão apenas nas capitais dos estados em que há oferta de vagas no concurso PRF: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
Locais de prova do concurso PRF serão divulgados no dia 30
de janeiro (Foto: Governo do Amapá)
O número de inscritos ainda não foi divulgado. FOLHA DIRIGIDA procurou o Cebraspe para saber quantas pessoas se candidataram ao cargo de policial rodoviário federal. A banca, porém, ainda não se posicionou. O número de isentos pode ser um indicativo de que o concurso será concorrido.
Ao todo, mais de 12 mil candidatos conseguiram a isenção da taxa de inscrição. A PRF oferece 500 vagas para quem tem nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. A remuneração atualizada para carreira é de R$10.357,88 para carga de trabalho é de 40 horas.
Mas, o que será necessário levar no dia da prova?
O edital indica que os candidatos deverão levar os seguintes itens no dia das provas do concurso PRF:
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Comprovante de inscrição;
Documento de identidade original.
Atenção! Será eliminado do concurso quem, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, receptor de dados, relógios, lápis, borracha, marca-texto.
A organização do concurso permitirá que os candidatos levem itens para alimentação durante a prova, como biscoitos, sanduíches, água e suco. Porém, eles deverão estar armazenados em embalagens transparentes.
Provas objetivas serão compostas por 120 questões
De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetivas e discursivas serão as primeiras etapas do concurso com 500 vagas para PRF. Os concorrentes terão o total de quatro horas e 30 minutos para completar os dois exames.
Serão cobradas 120 questões e uma redação, no estilo dissertativo. As provas objetivas seguirão o modelo Cebraspe e apresentarão sentenças para os candidatos julgarem como ‘certas’ ou ‘erradas’.
Uma questão errada anulará os pontos de um acerto. Por isso, é recomendado ter uma estratégia bem definida para fazer as provas dessa banca organizadora.
As provas do concurso PRF 2018/2019 vieram com uma estrutura diferente da última seleção para corporação, realizada há seis anos. As questões, desta vez, estarão divididas em três grupos de conhecimentos. Veja:
Bloco I – 50 questões: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática, Noções de Física, Ética no Serviço Público, Geopolítica Brasileira, História da PRF;
Bloco II – 40 questões: Legislação de Trânsito;
Bloco III – 30 questões: Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Especial, Direitos Humanos e Cidadania, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal.
De acordo com o edital do concurso, será classificado na prova objetiva quem obtiver mais de 10 pontos no bloco I, 12 pontos no bloco II, seis pontos no bloco II e 48 pontos no conjunto.
Apenas os aprovados na objetiva terão as redações corrigidas. As demais etapas do concurso PRF serão: exame de capacidade física; avaliação de saúde; avaliação psicológica; avaliação de títulos; investigação social; curso de formação.
Confira aulas ao vivo para as provas do concurso PRF
Para te ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA e o curso Superprofessores começaram a transmitir aulas ao vivo no canal do Youtube.
E tem mais! Todo material das aulas é disponibilizado para download gratuito em seu site. A aula desta quarta-feira, 23, será sobre Raciocínio Lógico com o professor Luciano Pacheco. Marque na agenda. Começa às 18h!
Abaixo, confira as aulas que já foram ao ar e as que estão por vir: