Concurso PRF: saem locais das provas objetivas e discursivas
Já estão disponíveis para consulta os locais de prova do concurso para Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Autor:
Publicado em:30/01/2019 às 08:42
Atualizado em:30/01/2019 às 08:42
*Matéria atualizada em 31/01/2019, às 12h38
Os mais de 129 mil inscritos do concurso para Polícia Rodoviária Federal (PRF) já podem verificar os locais onde realizarão as provas no domingo, 3. O link para consulta foi disponibilizado na manhã desta quarta-feira, 30, pelo site do Cebraspe, banca organizadora.
Para conferir os locais de prova, o candidato deve informar apenas o número do seu CPF. Os exames objetivos e discursivos serão aplicados em todas as capitais, na qual exista oferta de vagas no concurso.
Ou seja, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
Na quinta-feira, 31, a PRF publicou retificação sobre o curso de formação profissional, última etapa do concurso PRF. Confira aqui!
Provas do concurso PRF serão aplicadas no domingo, 3 de fevereiro
(Foto: Governo Federal)
As avaliações do concurso PRF serão aplicadas no turno da tarde, a partir das 14h. A orientação da banca é chegar com uma hora de antecedência, já que domingo a circulação de transportes públicos é menor.
No dia das provas, os concorrentes deverão levar os seguintes itens:
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Comprovante de inscrição;
Documento de identidade original.
Fique atento! Será eliminado do concurso quem, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, receptor de dados, relógios, lápis, borracha, marca-texto.
A organização do concurso permitirá que os candidatos levem itens para alimentação durante a prova, como biscoitos, sanduíches, água e suco. Porém, eles deverão estar armazenados em embalagens transparentes.
Provas do concurso PRF terão 120 questões e redação
Durante quatro horas e 30 minutos, os candidatos do concurso PRF deverão responder a 120 questões e elaborar uma redação, no estilo dissertativo. Na tabela abaixo, confira a distribuição das disciplinas cobradas na avaliação objetiva:
Bloco I (50 questões)
Português, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática, Noções de Física, Ética no Serviço Público, Geopolítica Brasileira, História da PRF
Bloco II (40 questões)
Legislação de Trânsito
Bloco III (30 questões)
Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Especial, Direitos Humanos e Cidadania, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal
As provas seguirão o modelo Cebraspe e apresentarão sentenças para os candidatos julgarem como ‘certas’ ou ‘erradas’. Uma questão errada anulará os pontos de um acerto.
A primeira fase do concurso PRF terá caráter eliminatório e classificatório. O edital indica que será classificado na prova objetiva quem obtiver mais de 10 pontos no bloco I, 12 pontos no bloco II, seis pontos no bloco II e 48 pontos no conjunto.
Apenas os habilitados na objetiva terão as redações corrigidas. As demais etapas do concurso serão: exame de capacidade física; avaliação de saúde; avaliação psicológica; avaliação de títulos; investigação social; curso de formação.
MPF pede que edital do concurso PRF seja retificado
O Ministério Público Federal (MPF), em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, moveu uma ação civil pública para que o edital do concurso para PRF seja retificado. A exigência é que o documento seja adequado à Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e à Lei Brasileira de Inclusão.
A ação tem o objetivo de assegurar o direito das pessoas com deficiência em participar do concurso público em igualdade de condições com as demais pessoas. O edital, embora possibilite a inscrição nessas condições, apresenta disposições que, na prática, impedem que elas sejam aprovadas.
Além disso, existem itens que contrariam o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito às cotas para negros em todas as fases do concurso.
De acordo com o MPF, a proximidade do prazo para a realização da primeira fase do concurso, bem como a negativa dos réus em retificar o edital, demonstrou que não havia outra providência a ser tomada a não ser a urgente intervenção do poder judiciário.
O concurso para Polícia Federal (PF) também recebeu ação civil pública sobre a participação de pessoas com deficiência. O MPF, no entanto, teve recurso negado e a seleção teve prosseguimento.
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o Cebraspe, organizador do concurso, o questionando sobre a ação do MPF. A instituição respondeu que "ainda não foi notificado sobre a ação civil pública".
Confira aula ao vivo de Português e Redação para o concurso PRF
Para te ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA e o curso Superprofessores começaram a transmitir aulas ao vivo no canal do Youtube.
Nesta quarta-feira, 30, confira as dicas finais de Português e redação da professora Tatiana Rodrigues. Será uma ótima oportunidade de revisar os conteúdos para chegar na prova com tudo fresquinho.
E tem mais! Todo material das aulas é disponibilizado para download gratuito em seu site. Abaixo, confira as aulas que já foram ao ar e as que estão por vir: