A Prefeitura de Uberlândia, cidade a 537 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, lançará um novo concurso público em breve. A seleção já tem comissão organizadora formada, conforme publicação no Diário Oficial em novembro do ano passado, e depende somente de uma alteração que precisa ser feita no Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do órgão.
A mudança no PCC foi uma demanda cobrada pelo Tribunal de Contas do Estado e será encaminhada para aprovação da Câmara Municipal dentro dos próximos 30 dias. A informação é da Secretaria de Administração prestada nesta quarta-feira, 8 de agosto. Depois da aprovação, o passo seguinte será a contratação da banca organizadora. Ainda segundo a Administração, as oportunidades serão em todos os níveis de escolaridade.

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Uberlândia)
FOLHA DIRIGIDA questionou o órgão sobre os cargos e número de vagas que serão concorridos, mas a informação não foi divulgada sob a justificativa de que a relação ainda não foi oficializada. No entanto, está confirmado que o estudo do quadro de servidores já foi concluído pela comissão organizadora.
. 4 aplicativos para concursos que você deve conhecer
Concurso anterior foi cancelado
Em 2016 a Prefeitura de Uberlândia publicou um edital de concurso que visava o preenchimento de 643 vagas distribuídas entre cargos de todos os níveis de escolaridade. No entanto, a seleção foi cancelada em cumprimento à decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado, que apontou irregularidades no edital e também pediu ajustes no quadro de pessoal.
Além das vagas imediatas, a seleção visava formação de cadastro de reserva nos níveis fundamental, médio/técnico e superior, com vencimentos variando de R$868,82 a R$2.864,03 e cargas horárias de 15 a 30 horas semanais. O organizador era o Instituto Vicente Nelson.
Confira o edital do concurso
A maior oferta era para a área da Educação, nas funções de professor II em diferentes especialidades (nível superior, 91 vagas mais cadastro) e educador infantil (nível médio/técnico, 50 vagas mais cadastro). No nível fundamental, o cargo com maior número de oportunidades era o de auxiliar em serviços administrativos públicos (nível fundamental, 46 vagas mais cadastro).
Os candidatos seriam avaliados por meio de provas objetivas, práticas e de redação, além de avaliações de títulos, físicas, mentais e psicológicas. A primeira era destinada a todos os concorrentes e as demais variavam conforme o cargo.
O exame de múltipla escolha teria caráter eliminatório e classificatório. Seriam cobradas 40 questões versando sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática básica e conhecimentos específicos. Para cargos da área de Educação também seiram cobrados Fundamentos da Educação.
. Leitura de questões em concursos públicos
Prepare-se para o concurso de Uberlândia-MG
Neste e-book com 80 páginas Fernando Pestana, professor de Língua Portuguesa, dá dicas rápidas para as provas de Português em concursos públicos.
Confira o e-book "Dicas do Pest!":
[PLAYLIST id="194"]