*matéria atualizada no dia 09/08/2018, às 10h45
Foram divulgados os resultados preliminares das provas objetivas do concurso Polícia Civil-SP para agente de telecomunicações e papiloscopistas. As notas saíram no sábado, 4 de agosto, no Diário Oficial de São Paulo e no site da Fundação Vunesp, banca organizadora. Com as notas fornecidas, os candidatos já podem verificar se conseguiram se classificar para a próxima etapa da seleção.
Veja o resultado das provas do concurso PC-SP para agente de telecomunicações:
Veja o resultado das provas do concurso PC-SP para papiloscopista:
Quem for contra o resultado e as notas atribuídas pela organização do concurso Polícia Civil-SP poderá entrar com recurso. Para isso, será necessário preencher formulário específico até sexta-feira, 10 de agosto, pelo portal da Vunesp. Não sabe como formular um recurso coeso para a banca? Assista ao vídeo.
As provas objetivas para os cargos de agente de telecomunicações e papiloscopista foram aplicadas no dia 1º de julho. A primeira etapa do concurso Polícia Civil-SP – para os cargos que exigiram apenas o nível médio completo – contou com 80 questões.
Na objetiva, os candidatos a agente de telecomunicações foram submetidos a 40 perguntas no Módulo 1 (Língua Portuguesa; Noções de Direito e Noções de Criminologia) e 40 questões no Módulo 2 (Noções de Informação de Comunicação; Noções de Lógica; Atualidades).

e papiloscopistas (Foto: SSP-SP)
Já os concorrentes a papiloscopistas também tiveram que responder a 40 questões no Módulo 1 (Língua Portuguesa; Noções de Direito; Noções de Criminologia; Noções de Medicina e Criminologia; Noções de Biologia). No Módulo 2 foram cobradas mais 40 perguntas distribuídas entre as disciplinas de Noções de Informática; Noções de Lógica; Noções de Identificação; Atualidades.
O que é preciso para se classificar nas provas objetivas?
Os editais do concurso Polícia Civil-SP para agente de telecomunicações e papiloscopistas estabelecem o mínimo de 50% de acertos em cada um dos módulos na prova objetiva para conseguir a classificação.
De acordo com o resultado preliminar dos exames para agente de telecomunicações, a nota de corte foi de 70 pontos. Já para conseguir a classificação ao cargo de papiloscopista foi preciso atingir 58 pontos, na listagem de ampla concorrência.
Serão convocados para a segunda etapa do concurso Polícia Civil de São Paulo – comprovação de idoneidade e conduta escorreita – os 450 melhores classificados a agente de telecomunicações e os 400 concorrentes a papiloscopistas.
Segunda etapa do concurso será comprovação de idoneidade
A comprovação de idoneidade do concurso PC-SP, de caráter eliminatório, tem o objetivo de identificar condutas inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, incompatíveis com o exercício das funções.
A investigação social levará em consideração: antecedentes profissionais; desvio de personalidade; relações sociais incompatíveis; inadimplemento de obrigações contratuais; prática de jogos de azar; uso abusivo de bebida alcoólica ou utilização de drogas ilícitas.
Já a pesquisa em banco de dados abrangerá: antecedentes criminais, inclusive registro policial nas condições de averiguado, autor ou indiciado; envolvimento, atual ou pretérito, em ocorrências de natureza policial; participação societária; pontuações negativas como condutor de veículo automotor; redes sociais.
Não sabe como são feitas as investigações sociais em concursos públicos? No vídeo abaixo, o especialista Sérgio Camargo explica tudo o que você precisa saber sobre essa etapa: [VIDEO id="7566"]
Concurso PC-SP registrou 150 mil candidatos de nível médio
Mais de 150 mil pessoas se inscreveram para agente de telecomunicações e papiloscopista do concurso Polícia Civil-SP. Ao todo, foram registradas 150.803 candidaturas para as funções de nível médio.
O destaque foi o cargo de agente de telecomunicações com 108.052 candidatos para 300 vagas. Em seguida está a carreira de papiloscopista, com 47.751 concorrentes para 200 oportunidades de ingresso na Polícia Civil de São Paulo.
Os ganhos iniciais para ambas as carreiras são de R$3.589,86. O regime de contratação é o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. O vencimento inicial dos cargos inclui os valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP).