Concurso Polícia Civil-SP: saem gabaritos das provas de delegado

A banca organizadora do concurso Polícia Civil para delegados divulgou os gabaritos das provas de domingo, 29 de julho.

Autor:
Publicado em:30/07/2018 às 12:09
Atualizado em:30/07/2018 às 12:09

Os gabaritos e cadernos de questões das provas do concurso Polícia Civil-SP foram divulgados nesta segunda-feira, 30 de julho, pelo site da Vunesp – banca organizadora da seleção. Mais de 23 mil candidatos foram convocados para realizarem os exames objetivos no domingo, 29, em diversas cidades do estado de São Paulo.

Baixe os gabaritos das provas objetivas do concurso PC-SP delegado:

Quem for contra as respostas fornecidas pela organização poderá entrar com recurso a partir desta terça, 31, até o dia 6 de agosto. Para isso será preciso preencher formulário específico pelo portal da Fundação Vunesp. Os recursos serão analisados e, em caso de anulação, os pontos equivalentes às questões serão atribuídos a todos os candidatos presentes.

FOLHA DIRIGIDA questionou à Vunesp sobre o número de faltosos na aplicação das provas objetivas do concurso Polícia Civil-SP com 250 vagas de delegado. A banca organizadora, no entanto, informou que ainda não tem um número fechado de abstenção, pois precisa verificar as inconsistências em todos os locais onde os exames foram realizados.

Provas objetivas do concurso Polícia Civil-SP para delegado foram
aplicadas no dia 29 de julho (Foto: Divulgação)

 

O edital do concurso Polícia Civil-SP indicava, a princípio, que as provas objetivas para delegado seriam realizadas no domingo, 27 de maio. A corporação e a banca, no entanto, optaram por adiar a aplicação em decorrência da greve dos caminhoneiros e os problemas no abastecimento e mobilidade pelo país.

O comunicado oficial foi divulgado na sexta-feira, 25 de maio, apenas dois dias antes da aplicação prevista. Desde então, os mais de 20 mil concorrentes ficaram na angústia por saber qual seria a data de remarcação dos exames.

Candidatos do concurso PC-SP estiveram submetidos a 100 questões 

Os concorrentes ao cargo de delegado da Polícia Civil de São Paulo tiveram que responder a 100 questões objetivas no último domingo, 29 de junho. A distribuição das disciplinas ocorre da seguinte maneira:

  • Direito Penal - 14 questões; 
  • Direito Processual Penal - 14 questões; 
  • Legislação Especial - 14 questões; 
  • Direito Constitucional - 14 questões; 
  • Direitos Humanos - 14 questões; 
  • Direito Administrativo - 14 questões; 
  • Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática - 16 questões. 

O que é preciso para ser classificado na prova objetiva?

Será classificado nessa etapa quem acertar, no mínimo, sete questões em cada disciplina, exceto Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática, em que deve acertar oito perguntas.

Os classificados serão convocados para realizarem a prova escrita. A segunda etapa do concurso Polícia Civil-SP será composta por uma questão dissertativa e quatro questões discursivas. Os candidatos serão avaliados na escala de zero a 100 pontos, atribuindo-se até 15 pontos para cada questão discursiva e até 40 pontos para a dissertação. Será considerado aprovado quem obtiver a nota mínima igual ou superior a 50 pontos.

O dia, horário e local de aplicação das provas escritas ainda serão divulgados por meio de edital de convocação para essa etapa de seleção. No vídeo abaixo, saiba como se preparar para provas discursivas: [VIDEO id="7679"]

Mais de 23 mil pessoas se inscreveram no concurso PC-SP delegado

A Polícia Civil do Estado de São Paulo oferece, no total, 250 vagas para delegado. A carreira exigiu nível superior em Direito, carteira de habilitação na categoria B e experiência de dois anos em atividade jurídica ou policial. Tais pré-requisitos deverão ser comprovados no momento da posse.

Mais de 20 mil pessoas se inscreveram no concurso Polícia Civil-SP para delegado. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Vunesp, a seleção registrou 23.575 candidatos. A remuneração em início de carreira é de R$9.888,07.

Esse valor é referente ao reajuste de 4% dos vencimentos da Polícia Civil-SP, estabelecido pela lei complementar 1.317, que define aumento de salários para o funcionalismo público estadual. O documento foi assinado pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 21 de março.