Concurso Polícia Civil-SP para delegado convoca para a prova oral

A Polícia Civil-SP realizará mais uma etapa de seleção do seu concurso para soldado. Foi publicada a convocação para a prova oral.

Autor:
Publicado em:20/05/2019 às 09:35
Atualizado em:20/05/2019 às 09:35

A Polícia Civil do Estado de São Paulo convoca os candidatos do concurso para delegado a realizar mais uma etapa de seleção. Dessa vez, a convocação divulgada foi para a prova oral, que terá caráter eliminatório e classificatório, com datas entre 4 de junho e 31 de julho.

O edital de convocação foi publicado de forma completa, com o nome de todos os convocados, no site da Fundação Vunesp, a organizadora. Para conferir, clique no botão abaixo:

Convocação prova oral PC-SP

Vale ressaltar que foram convocados para a prova oral apenas os aprovados na etapa anterior, que foi a investigação social. A convocação obedece a ordem do sorteio realizado em sessão pública no dia 14 de maio.

Prova oral cobrará diversas disciplinas

A prova oral acontecerá no auditório da ala "J" da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (Praça Professor Reynaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo). A data de realização varia, mas o horário será sempre às 14h para todos.

A banca pede que os candidatos compareçam ao local com pelo menos uma hora de antecedência, munido de documento de identificação. 

+ Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

A prova oral consistirá na arguição do candidato, em sessão pública, sendo cobrado o conhecimento nas disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Administrativo.

Caberá à banca examinadora avaliar o domínio do conhecimento das disciplinas, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Serão atribuídas notas de zero a 100 em cada disciplina, sendo aprovado aquele que obtiver o mínimo de 50 em cada uma e 50% na média total.

Concurso PC-SP para delegado pôde dar continuidade após suspensão (Foto: Divulgação)
Concurso PC-SP para delegado pôde dar continuidade após suspensão
(Foto: Divulgação)​​​​​​

Concurso foi suspenso, mas pôde dar continuidade

O concurso da Polícia Civil de São Paulo para o cargo de delegado foi suspenso no fim de março sob a justificativa de que os candidatos não tiveram acesso ao espelho do cartão resposta da prova discursiva. 

• TJ suspende concurso Polícia Civil-SP para cargo de delegado
• Novo concurso Polícia Civil-SP é confirmado e já está em estudo

De acordo com o texto do processo, foram violados os princípios constitucionais da devida fundamentação dos atos administrativos, do recurso em sentido substancial (e não meramente formal), da publicidade e da razoabilidade.

Quem decidiu suspender o concurso foi o juiz Alberto Alonso Munoz; confira um trecho:

"A ser assim, defiro a liminar para o fim de suspender todos os atos do concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos vagos na carreira de delegado de polícia, até decisão definitiva acerca da validade dos atos de que se compõe a sua segunda etapa de provas escritas."

No entanto, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Acadepol recentemente, que informou a existência de um mandado de segurança para que o concurso tivesse continuidade.

edital da Polícia Civil-SP para o cargo de delegado oferece 250 vagas imediatas. A carreira exige nível superior em Direito, carteira de habilitação na categoria B e experiência de dois anos em atividade jurídica ou policial. Tais pré-requisitos deverão ser comprovados no momento da posse.

O concurso computou mais de 20 mil pessoas inscritas, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Vunesp. A seleção teve 23.575 candidatos. A remuneração em início de carreira é de R$9.888,07. [VIDEO id="7377"]