Foi divulgado nesta quinta-feira, 23, o resultado preliminar da primeira prova do concurso Polícia Civil-SP para o cargo de delegado. Os candidatos habilitados serão convocados para as próximas etapas. No entanto, os participantes ainda podem entrar com pedido de recurso.
O documento de classificação da prova objetiva, primeira fase, habilita a participação para a prova escrita. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sâo Paulo e está disponível, também, no site da Fundação Vunesp, a organizadora da seleção.
Prazo para recurso vai até a próxima quinta, 30
Quem não concordar com o resultado preliminar da primeira etapa do concurso para delegado da Polícia Civil de Sâo Paulo poderá pedir recurso, cujo prazo ficará aberto por cinco dias úteis, da seguinte maneira: na sexta-feira, 24, das 8h às 23h59, e das 8h de segunda-feira, 27, até as 23h59 de quinta-feira, 30.
Para recorrer do resultado, os candidatos deverão acessar o site da Fundação Vunesp, a organizadora, e procurar a área destinada ao concurso da Polícia Civil-SP para delegado. A banca informa que só aceitará as considerações elaboradas dentro do prazo e pela internet. Requerimentos enviados por outros meios serão desconsiderados. Os candidatos devem acessar o ambiente para verificar as exigências do requerimento para recurso da Vunesp.

(Foto: Divulgação/Polícia Civil-SP)
Primeira fase do concurso PC-SP aconteceu em julho
Os mais de 23 mil inscritos no concurso da Polícia Civil de São Paulo realizaram a primeira etapa da seleção no dia 29 de julho, após a primeira data ter sido suspensa em função da greve dos caminhoneiros em todo o país. A prova objetiva contou com 100 questões objetivas, com a distribuição das disciplinas ocorrendo da seguinte maneira:
- Direito Penal - 14 questões;
- Direito Processual Penal - 14 questões;
- Legislação Especial - 14 questões;
- Direito Constitucional - 14 questões;
- Direitos Humanos - 14 questões;
- Direito Administrativo - 14 questões;
- Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática - 16 questões.
Para ser classificado nessa etapa, o candidato precisou acertar, no mínimo, sete questões em cada disciplina, exceto Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática, em que foi preciso acertar oito perguntas. As provas foram aplicadas em Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba, com início às 13h.
A próxima fase do concurso Polícia Civil-SP para o cargo de delegado será a prova escrita, sendo composta por uma questão dissertativa e quatro questões discursivas. Os candidatos serão avaliados na escala de zero a 100 pontos. Para ser considerado aprovado, o candidato precisará obtiver a nota mínima igual ou superior a 50 pontos. O objetivo é avaliar o domínio do conhecimento jurídico e da norma culta, o desenvolvimento do tema na estrutura proposta, entre outros.
O concurso oferece 250 vagas para delegados, que exige graduação em Direito e proporciona remuneração inicial de R$9.507,77, no início da carreira. Para participar, os candidatos precisarão ter, também, carteira de habilitação na categoria B e experiência de dois anos em atividade jurídica ou policial. O regime de contratação da Polícia Civil do Estado de São Paulo é o regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. [VIDEO id="5471"]