Concurso Polícia Civil-ES retifica edital e prorroga inscrições

Polícia Civil do Espírito Santo prorroga prazo de inscrição de seu concurso público para delegado e retifica tabelas de provas.

Autor:
Publicado em:24/04/2019 às 10:23
Atualizado em:24/04/2019 às 10:23

O prazo de inscrição do concurso para delegado da Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES), que seria encerrado nesta quarta-feira, 24, foi prorrogado. Agora os interessados podem se candidatar até o dia 30 de abril, por meio do site do Instituto Acesso. 

Além da retificação no cronograma, também foram alterados itens do edital relacionados às etapas de avaliação. Na prova objetiva, o número de questões foi reduzido para 100 e a distribuição de pontos foi alterada. 

Confira tabela atualizada:

Tabela de prova PC-ES


Outra mudança envolvendo a primeira etapa do concurso é que o exame objetivo terá duração de cinco horas e 30 minutos, meia hora a mais do que havia sido estabelecido anteriormente. 

Já a prova oral, que valia 20 pontos, passa a valer 40. Além disso, a disciplina de Direito Direito Administrativo foi incluída nessa etapa, junto com Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. 

Com isso, para ser aprovado na avaliação oral a pontuação mínima exigida passa a ser de 20 pontos. Aqueles que obtiverem nota inferior serão eliminados do concurso. 

Prova oral em concursos públicos: como se preparar?

As últimas alterações foram no conteúdo programático das disciplinas de Direito Administrativo – que inclui a Lei nº 8.429/92 e suas alterações (Improbidade Administrativa) e Direito Penal – que insere o Decreto-Lei nº 3.688/41 e suas alterações (Lei das Contravenções Penais).

O concurso PC-ES oferta 33 vagas de delegado, que exige bacharelado em Direito, além de três anos de prática forense ou três anos de atividade policial. A taxa de inscrição no concurso custa R$138 e pode ser paga até o último dia do prazo.

A carreira de delegado oferece uma remuneração inicial de R$10.058,56. Os selecionados vão trabalhar 40 horas por semana em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva. 

Concurso PC-ES: o que é preciso para ser um delegado? Confira!
Concurso PC-ES: delegado-geral dá detalhes sobre a carreira

Ministério Público de Contas pediu suspensão do concurso

No início deste mês o Ministério Público de Contas do Estado (MPC-ES) pediu a suspensão do concurso para a Polícia Civil. O órgão considerou irregular a concessão de até dez pontos na avaliação de títulos para candidatos que exerceram cargos de natureza policial na Administração Pública. 

As retificações do edital divulgadas não afetam essa etapa de avaliação do concurso. Até o momento, a Polícia Civil não divulgou se vai atender a determinação do MP-ES. 

. Concurso PC-ES: MPC pede suspensão do edital para delegado

O concurso é composto por sete etapas de avaliação:

  • Prova objetiva;
  • Prova escrita e discursiva;
  • Exames de Aptidão Física; sanidade física e mental; e psicotécnico;
  • Prova oral;
  • Avaliação de títulos;
  • Sindicância de vida pregressa;
  • Curso de formação profissional.

A primeira está marcada para o dia 14 de julho e será aplicada na Região Metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo. Para ser aprovado é preciso acertar 50% do exame. 

A segunda etapa será composta por três questões, sendo uma para cada disciplina: Direito Penal, Processual Penal e Constitucional. Também vai incluir a elaboração de uma peça prática processual.

[VIDEO id="8474"]