Concurso PM-SC: locais de provas são divulgados para oficiais
Locais de prova para os candidatos do concurso PM-SC estão liberados. Exames serão aplicados no dia 2 de dezembro.
Autor:
Publicado em:26/11/2018 às 11:09
Atualizado em:26/11/2018 às 11:09
Os inscritos no concurso para oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) já podem conferir os locais de prova. O comprovante de inscrição foi publicado no site do Instituto AOCP, organizador da seleção.
A primeita etapa será aplicada na cidade de Florianópolis no próximo domingo, 2 de dezembro, com início às 14h. O exame objetivo terá duração de cinco horas.
Os candidatos deverão responder a 80 questões sobre disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal, Direito Processual Penal Militar, Direito Civil, Legislação Institucional, Língua Portuguesa, Inglês e Informática.
Veja o que levar para as provas de concurso público:
Haverá também prova dissertativa, que faz parte da primeira etapa do concurso para oficiais da Polícia Militar-SC. Esta etapa será realizada no dia 9 de dezembro, das 13 às 19h. A avaliação será constituída por uma redação e mais quatro questões.
O conteúdo cobrado será sobre as áreas de conhecimento de Direito Constitucional, Direto Administrativo, Direito Penal e Processual Penal e Direito Penal Militar e Processual Penal Militar.
Para ser aprovado em ambas as provas, o candidato deverá ter aproveitamento mínimo de 50%, não podendo zerar nenhuma das disciplinas. Será considerado aprovado os concorrentes que obtiverem, no mínimo, nota final igual ou superior a cinco.
Candidatos inscritos no concurso PMSC farão provas no próximo domingo.
Concurso PM-SC oferta 70 vagas para oficiais
O edital do concurso para oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina foi divulgado em outubro deste ano. Ao todo, são oferecidas 70 vagas, sendo 65 destinadas a candidatos do sexo masculino e cinco para o sexo feminino.
O documento publicado reabriu o último concurso, que foi suspenso em 2017. As mudanças, porém, ficaram restritas ao novo organizador da seleção, que é o Instituto AOCP, e ao cronograma.
Para concorrer ao cargo de oficiail, era necessário ter altura não inferior a 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres); peso proporcional à altura, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS); idade mínima de 18 anos completos e máxima de 30 anos, até o último dia de inscrição; ter CNH em qualquer categoria e curso superior em Direito.
Além das provas objetiva e discursiva, os participantes serão avaliados em mais etapas, sendo elas: avaliação de saúde, avaliação física, teste psicológico, investigação social, exame toxicológico e inclusão e matrícula no curso de formação.
O ingresso no serviço público ocorrerá no ato da matrícula no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que terá duração de dois anos, sendo este dividido em quatro períodos, realizados na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis-SC. Neste período, os aprovados estarão na condição de aluno oficial (cadete) e receberão vencimentos iniciais de R$4.764,24.
Após o término do curso, os cadetes aprovados serão promovidos a aspirantes oficial da PM-SC e cumprirão estágio probatório pelo período de seis meses. Ao término do estágio, se aspirantes aptos serão nomeados e promovidos ao posto de 2º Tenente, iniciando a carreira de oficial da Polícia Militar de Santa Catarina, com remuneração de R$12.882,69.
As avaliações ocorrem no próximo dia 2. Para ajudar na revisão, FOLHA DIRIGIDA traz dicas da coach Deborah Cal, que ensina como elaborar um bom resumo. Confira! [VIDEO id="8099"]