Concurso PM-RN registra mais de 12 mil inscritos

Concurso para soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte registra 12.841 inscrições.

Autor:
Publicado em:22/08/2018 às 12:07
Atualizado em:22/08/2018 às 12:07

O concurso para soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) registrou 12.841 inscrições. A informação foi passada à FOLHA DIRIGIDA pela assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado nesta quarta-feira, 22. 

Do total, 3.437 são mulheres, que disputam 62 vagas. Assim, a concorrência é de 55 candidatas por vaga. Para os homens são 938 vagas, foram registradas 9.404 inscritos. A relação é de 10 candidatos por vaga.

(Foto: Divulgação/ PM-RN)
Concurso da PM-RN tem mais de 12 mil inscritos
(Foto: Divulgação/ PM-RN)

Ao todo a oferta do concurso é de mil vagas, todas para a carreira de soldado. Para concorrer é preciso ter ensino superior, além de ter, no mínimo, 1,65m de altura – no caso de homens – e 1,60m – no caso de mulheres. É necessário, ainda, ter entre 21 e 30 anos completos até 31 de dezembro de 2018 e possuir carteira de habilitação na categoria B. 

Confira o edital do concurso PM-RN

baixe o edital

Durante o curso de formação é oferecida aos soldados a remuneração de R$954. Depois de formado, este valor passa para R$2.904 mensais. O organizador responsável é o Ibade, que permaneceu o mesmo depois que o edital foi suspenso

Seleção terá seis etapas

Os candidatos do concurso PM-RN serão avaliados por meio de seis etapas, mais o curso de formação. A primeira é a prova objetiva e de redação, seguidas por exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e avaliação de títulos. A prova objetiva será aplicada no dia 23 de setembro nas cidades de  Natal, Mossoró e Caicó. 

O exame consistirá em 80 questões, abordando as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Geografia do Brasil e do RN, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Legislação Extravagante, Noções de Informática e Legislação Específica da Polícia Militar. 

Confira cursos online e intensifique sua preparação

Será considerado aprovado no exame o candidato que conseguir, no mínimo, 60% do total de pontos, devendo ainda obter o mínimo de 40% dos pontos em cada disciplina. O prazo de validade do concurso da Polícia Militar é de 90 dias, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Pública Militar.

Entenda a republicação do Edital

Os motivos para a suspensão do concurso foram as inconsistências encontradas no edital. A principal justificativa era a necessidade de alteração no nível de escolaridade do cargo. No edital divulgado em janeiro, a exigência era o nível médio, mas a carreira sofreu uma mudança e, atualmente, tem exigência de nível superior. Outras alterações também foram solicitas: 

- Ter documento de habilitação de categoria B, no mínimo;
-  Acrescentar a etapa de  exame psicológico no processo seletivo.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte exigiu então que fosse republicado o edital fazendo as mudanças necessárias. Todos as solicitações foram atendidas. 

Estude para o concurso Polícia Militar

Antes de começar a estudar, 
não deixe de ler este e-book!

Guia Indispensável de Estudos para Concursos

Falta apenas um mês para a prova objetiva e os candidatos do concurso PM-RN devem intensificar a preparação. Quer saber como estudar nesta reta final? Confira as dicas da coach de concursos Deborah Cal, que ensina como fazer a revisão: [VIDEO id="7934"]