Concurso PM-PR: divulgado gabarito preliminar de prova para cadetes
Os candidatos do concurso para cadete da Polícia Militar do Paraná já podem conferir o gabarito preliminar da prova do último domingo, 21.
Autor:
Publicado em:22/10/2018 às 06:58
Atualizado em:22/10/2018 às 06:58
Já estão disponíveis para consulta o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso para cadetes da Polícia Militar do Paraná (PM-PR). A avaliação, considerada a primeira etapa de seleção, foi realizada na tarde do último domingo, dia 21 de outubro.
De acordo com o organizador do concurso, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), como a prova da primeira fase apresenta variações, em relação à ordem das questões, os candidatos devem acessar o gabarito preliminar por meio de uma consulta individual no site.
No último domingo, 21, os candidatos tiveram cinco horas e meia para responderem a 90 questões, que foram distribuídas por disciplinas de: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História (nove perguntas); Língua Estrangeira Moderna (oito); Língua Portuguesa (18); e Filosofia e Sociologia (cinco).
Confira o gabarito preliminar da prova de cadetes da PM-PR
Os recursos contra a prova objetiva e o gabarito preliminar serão aceitos até as 23h59 da próxima terça-feira, 23. O resultado definitivo da avaliação está previsto para ser publicado no dia 5 de novembro.
Os 130 primeiros candidatos classificados na primeira fase serão convocados para as avaliações discursivas, marcadas para o dia 25 de novembro, à tarde. A prova terá quatro horas e meia de duração e será composta por três questões, com o valor de 20 pontos cada.
Concurso PM-PR terá mais quatro etapas
Os 56 primeiros candidatos classificados no resultado final das provas objetiva e discursiva, na ampla concorrência, e os oito primeiros, na concorrência afrodescendente, serão encaminhados para as Provas de Habilidades Específicas (PHE). Essas avaliações serão aplicados pela Polícia Militar do Paraná.
Cadetes da PM-PR receberão remuneração de R$9.544 (Foto: SESP-PR)
As PHEs serão realizadas por meio das seguintes etapas: investigação social; avaliação psicológica; e exames de capacidade e de sanidade física. O prazo de validade do concurso PM-PR será de trinta dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Ao todo o concurso da PM-PR oferece 16 vagas, para o posto de cadete. Para se inscrever, foi preciso ter o nível médio completo e idade máxima de 30 anos. Os aprovados em todas as etapas da seleção poderão ser convocados e receberão uma remuneração de R$9.544,44.
Avaliação psicológica gerou polêmica no concurso
Uma das próximas etapas do concurso PM-PR é a avaliação psicológia. No entanto, a etapa comum em diversos concursos militares gerou polêmica na seleção para cadetes do Paraná.
Divulgado em agosto, o edital do concurso trouxe critério considerados inadequados pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). Inicialmente, o documento tinha, entre as exigências a serem apresentadas na avaliação psicológia, o termo "masculinidade", com a seguintes definição: "não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor".
Logo após o edital ser publicado, a Aliança Nacional LGBTI e o Grupo Dignidade repudiaram os requisitos, declarando que:
"A exigência, entre diversos equívocos, desconsidera a possibilidade de mulheres candidatas a cadete, ou quer que elas também tenham características de 'masculinidade', e que, portanto, é um retrocesso discriminatório".
No dia 13 de agosto, uma retificação do edital foi publicada, alterando o termo "masculinidade" para "enfrentamento", além de retirar o trecho "tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor". Na mudança, parte da descrição sobre as caracterísiticas a serem avaliadas foram mantidas.
Como recorrer em concursos?
Os recursos contra o gabarito preliminar da primeira prova para cadetes já estão sendo aceitos. No entanto, é comum muitos candidatos terem dúvidas sobre este processo. Para entender como recorrer em concursos, FOLHA DIRIGIDA traz as explicações do advogado e especialista no assunto, Sérgio Camargo. Confira! [VIDEO id="7770"]