Concurso PM-PE: veja instruções para a prova de soldado
Prova objetiva do concurso para soldado da PM-PE será aplicada no próximo domingo, 26.
Autor:
Publicado em:22/08/2018 às 12:10
Atualizado em:22/08/2018 às 12:10
Está chegando o grande dia. As provas do concurso para soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) serão aplicadas no próximo domingo, 26. Aqueles que vêm se preparando não podem deixar de observar algumas regras e orientações importantes. Para ajudar os candidatos, FOLHA DIRIGIDA traz um guia com tudo o que é preciso saber sobre a aplicação da prova.
Concurso tem 500 vagas de soldado
(Foto: Divulgação)
Os candidatos terão quatro horas para responder a 60 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa (15), Matemática (dez), Geografia (dez), História (dez) e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15). A prova terá caráter eliminatório e classificatório e cada questão valerá um ponto. A nota final desta etapa será a soma final de todos os acertos.
Confira o programa completo:
Para não ser eliminado, o candidato deve atingir o número mínimo de acertos em cada disciplina, conforme tabela a seguir:
Disciplina
Nº mínimo de acertos
Português
seis
Matemática
quatro
Geografia
quatro
História
quatro
Direitos e garantias fundamentais
seis
Fique atento!
A prova objetiva, no dia 26 de agosto, começará às 8h15. O fechamento dos portões será às 8h. Mas o recomendado é que os concorrentes cheguem ao local com cerca uma hora de antecedência, ou seja, 7h. Não serão permitidas entradas após o fechamento dos portões. O especialista em concursos Guilherme Miziara explica porque chegar antes neste vídeo!
Atenção para não esquecer os documentos essenciais para fazer a prova: o cartão informativo – contendo dados pessoais do candidato, data, hora e local –, que deve ser obtido no site da banca, Iaupe; e um documento de identidade original. Sobre as canetas, só serão permitidas nas cores azul ou preta, fabricadas em material transparente. Os candidatos também poderão levar água, tablete de cereais ou chocolate para consumo próprio.
O que não é permitido:
entrar nos prédios e salas de provas com capacete, mochilas, bolsas, pochete ou quaisquer tipos de bagagens
equipamentos eletrônicos em geral
na hora da prova conversar com outros candidatos ou usar calculadoras e materiais de consulta
sair da sala sem acompanhamento do fiscal ou com as provas durante a aplicação do exame
Confira a relação completa das regras e proibições no item seis do edital de abertura.
Dicas para fazer uma boa prova
Além das orientações básicas do edital, algumas dicas também podem ser fundamentais para garantir uma boa prova e evitar estresse. Confira a lista com dicas do especialista Guilherme Miziara:
Sem medo de ser feliz, vá preparado para a prova, respeitando as regras do edital, claro. Mas não pense duas vezes antes de se garantir levando várias canetas, casaco, água. Assista ao vídeo com dicas.
3 – Trabalhe seu controle emocional
É comum que pessoas muito bem preparadas acabem tendo rendimento baixo nas provas por conta do nervosismo e da ansiedade. Esteja preparado para estes sentimentos, Guilherme Miziara ensina como!