Concurso PM-PB para soldados terá validade prorrogada até 2020
Atendendo à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o Governo da Paraíba prorrogará até 2020 a validade do concurso PM-PB para solados.
Autor:
Publicado em:14/06/2019 às 09:02
Atualizado em:14/06/2019 às 09:02
O Governo da Paraíba irá prorrogar o prazo de validade do concurso da Polícia Militar do estado, que ofereceu 900 vagas para soldados. A decisão foi anunciada na última quinta-feira, 13, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB).
Segundo ele, o governador João Azevêdo atendeu ao seu pleito e prorrogará o concurso PM-PB. Ainda na última quinta, 13, o presidente da ALPB recebeu, em seu gabinete, uma comissão de classificados na seleção, que solicitaram a ajuda do deputado para dialogar com o governo.
O objetivo dos candidatos era pedir justamente a prorrogação da validade do concurso, que está prevista para terminar no dia 7 de julho deste ano. Com a decisão do governador, a seleção para soldados ficará válida por mais um ano, sendo assim, até 2020.
Com a prorrogação, cerca de 300 classificados, que ficaram na condição de suplentes, poderão ser convocados para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e, com isso, ocuparem as vagas dos desclassificados ou desistentes.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba disse ainda que a decisão do governador sintetiza a parceria entre o Legislativo e o Executivo.
"O governador João Azevêdo atendeu nosso pedido e irá prorrogar a validade do concurso. Mais uma prova da sensibilidade e do respeito aos paraibanos", afirmou.
Validade do concurso PM-PB para soldados será prorrogada
(Foto: Divulgação)
Concurso PM e Bombeiros-PB oferece 1 mil vagas
O concurso PM-PB foi realizado em 2018. Ao todo, a seleção ofereceu 1 mil vagas, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros-PB. As oportunidades foram para o cargo de soldado, com chances para ambos os sexos. A remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.
Cerca de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso, o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação. Foram disponibilizadas vagas para distribuição nos três grandes comandos regionais, com o maior número para Campina Grande e região, no caso da PM, alcançando 360 vagas.
O concurso ofereceu oportunidades ainda nas unidades de João Pessoa e Patos, na Paraíba. Para participar da seleção, os candidatos tiveram que comprovar o nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de apresentar idade entre 18 e 32 anos, até a matrícula do curso de formação.
O concurso PM e Bombeiros-PB conta com prazo de validade igual a um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A contratação será feita de forma estatutária, o que assegura a estabilidade.
Apesar do edital contar com mil vagas, o então governador Ricardo Coutinho (PSB) acabou convocando 2 mil concursados para se submeterem às demais etapas. Ao final, foram nomeados mil concursados e outros 300, igualmente classificados, ficaram como suplentes.
Covocação: entenda como funciona!
Fez o concurso PM-PB ou Bombeiros-PB e tem dúvidas sobre como funcionam as convocações em seleções? Então confira abaixo as explicações do advogado e especialista, Sérgio Camargo, sobre a ordem de convocação e detalhes deste processo!