Concurso PM-GO: remanejamento de vagas é aprovado e edital pode sair
A Alego aprovou na última terça, 27, o remanejamento de vagas para as carreiras de soldado e cadete, possibilitando a abertura do concurso.
Autor:
Publicado em:28/11/2018 às 13:48
Atualizado em:28/11/2018 às 13:48
Aguardado desde 2017, o concurso para a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) pode ter seu edital em breve. Com a definição da banca organizadora em maio deste ano, o documento já deveria ter sido publicado, no entanto, um remanejamento de vagas, aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás, pode ter sido a última etapa antes do início da seleção.
O Plenário da Alego aprovou, na última terça-feira, 27, em votação definitiva, o Projeto de Lei nº 1.045/18, do Poder Executivo. A matéria altera os quantitativos de cargos do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM).
Com a aprovação, a PM-GO terá um remanejamento de suas vagas para praças, para cabo e soldados das classes 1ª, 2ª e 3ª. O intuito foi redistribuir e adequar o efetivo, para possibilitar a realização do concurso, no Curso de Formação de Praças, que oferece vagas para soldado de 3ª Classe e cadetes.
Com a alteração, o quantitativo de vagas de cabo ficará reduzido em 1.375, o de soldado de 1ª Classe será reduzido para 2.300 cargos e o de 2ª Classe receberá o acréscimo de 1.675 oportunidades. Já o soldado de 3ª Classe, no qual o concurso está previsto, terá um aumento de 2 mil postos.
"Trata-se, portanto, de mero remanejamento de vagas de um para outro cargo, não ensejando com isso qualquer gasto extra" explicou o governador José Eliton.
Instituto AOCP publicará edital
Como banca organizadora, o Instituto AOCP será o responsável pelo concurso, assim como a publicação do edital. Ao todo,2 mil vagas estão autorizadas, sendo 1.920 para soldado de 3ª classe e 80 para cadete.
Um dos pontos que já estão definidos é a exigência de nível superior para a carreira de soldado. Diferente de alguns estados, Goiás já exige a graduação, em qualquer área, para quem deseja ocupar o cargo.
Já quem for concorrer ao cargo de cadete precisará ter nível superior em Direito. Os salários iniciais para soldado e cadete são de R$1.500 e R$5.401,43, respectivamente, além da jornada de 42 horas.
Novo concurso da Polícia Militar de Goiás pode ter edital em breve
(Foto: Divulgação)
Para quem deseja se preparar para a seleção, o edital de 2016 pode ser usado como base. Na época, além da formação, a corporação exigiu: idade entre 18 e 30 anos, na data da inscrição, para soldados; e entre 18 e 35 anos, com CNH tipo B e altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher), no caso dos cadetes.
Assim como diversas seleções para a polícia, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, Teste de Avaliação Física (TAF), avaliações médica, psicológica e da vida pregressa e investigação social.
A primeira etapa (prova objetiva) cobrou conhecimentos de disciplinas de: Língua Portuguesa, Realidade do Estado de Goiás, Direito (Penal, Constitucional, Processual Penal, Administrativo e Penal Militar) e Legislação Extravagante.
Inicie seus estudos para o concurso PM-GO
Prepare-se para o concurso!
Com a aprovação do remanejamento de vagas na PM-GO, por parte da Alego, quem deseja ingressar na corporação já pode adiantar os estudos, já que o edital é questão de tempo. Para ajudar nesta preparação, FOLHA DIRIGIDA separou alguns materiais de apoio. Confira!