Concurso PM e Bombeiros-PB: 500 candidatos são convocados

Os primeiros 500 candidatos classificados no concurso da PM e dos Bombeiros-PB foram convocados para pré-matrícula no curso de formação.

Autor:
Publicado em:06/09/2018 às 11:20
Atualizado em:06/09/2018 às 11:20

Os primeiros 500 candidatos classificados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) deverão se apresentar às corporações na próxima segunda-feira, 10. O anúncio foi feito no fim da manhã da última quarta, 5, pelos comandantes-gerais da PM e do Bombeiros-PB, os coronéis Euller Chaves e Jair Carneiro, respectivamente, após autorização do Governo do Estado e reunião com a comissão organizadora da seleção.

PM-PB e Bombeiros-PB convocam primeiros aprovados em concurso (Foto: Divulgação)
PM-PB e Bombeiros-PB convocam primeiros aprovados em concurso
(Foto: Divulgação)

De acordo com a Polícia Militar da Paraíba, uma portaria deverá ser publicada e disponibilizada, nos próximos dias, nos sites das corporações, oficializando a convocação. O Corpo de Bombeiros-PB, no entanto, já publicou o documento, convocando os 50 primeiros aprovados para comparecerem às 10h, da próxima segunda, 10, no Quartel do Comando Geral dos Bombeiros (Marés, em João Pessoa).

Já a PM-PB publicou na última quinta, 5, a reclassificação final (masculino), em duas turmas, dos candidatos aptos em todas as fases do concurso, e que se enquadram dentro do número vagas estabelecidas nesta primeira chamada. 

Segundo o coronel José Ronildo, presidente da comissão do concurso da PM-PB, os candidatos deverão se apresentar no Centro de Educação, em João Pessoa-PB, às 10h, para a pré-matrícula, com os documentos solicitados no edital.

“No caso da PM, vamos receber os 450 primeiros classificados, conforme previsto no edital, e logo após este ato, eles já estarão à disposição do CE para as primeiras atividades do curso”, afirmou o oficial.

No dia da apresentação, os candidatos deverão levar documentos como identidade, CPF, PIS/Pasep, certidão de nascimento ou de casamento, certidões criminais, entre outros que devem ser observados no edital, disponível no site do organizador, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Vale lembrar que cópias dos documentos também são solicitadas.

Concurso PM e Bombeiros-PB oferece 1 mil vagas

Ao todo, a seleção ofereceu 1 mil vagas, das quais 900 foram para a PM-PB e 100 para o Corpo de Bombeiros-PB. As oportunidades foram para o cargo de soldado, com chances para ambos os sexos. A remuneração inicial é de R$3.202,60, após o curso de formação.

Estude para concursosCerca de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso, o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação. Foram disponibilizadas vagas para distribuição nos três grandes comandos regionais, com o maior número para Campina Grande e região, no caso da PM, alcançando 360 vagas.

O concurso ofereceu oportunidades ainda nas unidades de João Pessoa e Patos, na Paraíba. Para participar da seleção, os candidatos tiveram que comprovar o nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de apresentar idade entre 18 e 32 anos, até a matrícula do curso de formação.

O concurso PM e Bombeiros-PB conta com prazo de validade igual a um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A contratação será feita de forma estatutária, o que assegura a estabilidade.

Covocação: entenda como funciona!

Fez o concurso PM-PB ou Bombeiros-PB e tem dúvidas sobre como funcionam as convocações em seleções? Então confira abaixo algumas explicações sobre a ordem de convocação e detalhes deste processo, com o advogado e especialista, Sérgio Camargo! [VIDEO id="6314"]