Os candidatos dos concursos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Espírito Santo já podem consultar os locais e horários das provas objetiva e discursiva, que estão marcadas para o próximo domingo. Ao todo, são esperados mais de 49 mil candidatos, nas cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Linhares, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Vitória, no Espírito Santo.
Para os concorrentes ao cargo de oficial, as provas serão pela manhã, enquanto os candidatos ao posto de soldado realizarão o exame na parte da tarde. A prova objetiva será composta por 80 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática e conhecimentos específicos.

serão realizadas no dia 26 de agosto (Foto: Divulgação/PM-ES)
Já a prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação. Para ser aprovado nesta primeira etapa do concurso, os candidatos deverão obter, no mínimo, 40% da pontuação máxima na prova objetiva, e, no mínimo, 20% do total de pontos de cada área de conhecimento.
Confira os locais de provas dos concursos Bombeiros e PM-ES
Após esta etapa, os aprovados serão convocados para as demais avaliações dos concursos. Vale lembrar que as quatro primeiras fases serão de responsabilidade da banca, enquanto as demais ficarão a cargo da própria corporação. Confira:
- Prova objetiva e redação;
- Entrega de documentação para aferição de idade máxima;
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Inspeção de saúde/ exame toxicológico;
- Investigação social;
- Apresentação de documentação para fins de matrícula;
- Classificação e matrícula;
- Curso de formação.
Concursos reúnem 417 vagas de oficial e soldado
Os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo tiveram editais publicados em 21 de junho. Ao todo, são cinco documentos que somam 417 vagas em cargos de oficiais, soldado e soldado músico, que exigem nível médio de formação como requisito principal.
Na Polícia Militar são 290 vagas, sendo 250 para soldado combatente, 30 para oficial combatente e dez para soldado músico. Já para oficial ficam reservadas 127 vagas, das quais 120 para soldado combatente e sete para oficial combatente.
Os concursos Bombeiros e PM-ES têm como exigência altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, carteira de habilitação na categoria B, no mínimo, e idade mínima de 18 e máxima de 28, no primeiro dia de inscrição no curso. Abaixo, é possível conferir os ganhos das carreiras.
Oficial | |
Remuneração bruta enquanto Aluno no Curso de Formação | Remuneração bruta no cargo de Aspirante-aOficial |
1º ano – R$ 2.584,16 |
R$ 5.823,07 |