Foram divulgados os resultados preliminares das provas discursivas dos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. O exame foi composto por uma redação e realizado no dia 26 de agosto, junto com a objetiva. Os candidatos poderão entrar com pedido de recurso.
Os documentos de todos os cinco concursos foram publicados no site do Instituto AOCP, o organizador da seleção. Somente foram corrigidas as provas de redação dos candidatos mais bem classificados, de acordo com o edital. A listagem com o nome foi publicada antecipadamente pela banca.
Os candidatos que não concordarem com a nota da redação publicada pela banca organizadora poderão entrar com pedido de recurso. O prazo para envio da solicitação já está aberto e ficará disponível até as 23h59 desta quinta-feira, 4, pelo portal da banca.
A instituição recomenda, no edital de publicação do resultado, que os recursos sejam elaborados em formulário próprio, que está disponível no ambiente reservado para anexos do cargo concorrido.
Os classificados no concurso da PM e do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo serão convocados para entregar documentação preliminar de aferição da idade e dos pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O chamamento será feito a partir do dia 11 de outubro, pela internet.

(Foto: Divulgação)
Seleção terá ainda outras sete etapas
A primeira fase do concurso da PM e do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo foi composta pelas provas escritas, objetiva e discursiva. Os exames aconteceram no dia 26 de agosto, nos seguintes locais: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Grande Vitória.
Candidatos ao cargo de oficial realizaram as provas no turno da manhã, enquanto concorrentes ao cargo de soldado prestaram o exame na parte da tarde. Foram cobradas 80 questões, com distribuição de acordo com o cargo nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática e conhecimentos específicos.
Os aprovados nas provas escritas e na etapa de entrega de documentação para aferição de idade máxima e pontuação da CNH serão convocados para as próximas fases, que serão compostas por:
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Inspeção de saúde/ exame toxicológico;
- Investigação social;
- Apresentação de documentação para fins de matrícula;
- Classificação e matrícula;
- Curso de formação.
Seleção oferece 417 vagas para soldado e oficial
Os editais dos concursos da PM e do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo foram publicados em 21 de junho. São oferecidas 417 vagas para os cargos de soldado e oficial, que eixgem nível médio como requisito de formação.
Para aPM são 290 vagas, das quais 250 são para soldado combatente, 30 para oficial combatente e dez para soldado músico. O Corpo de Bombeiros soma 127 oportunidades, sendo 120 para soldado combatente e sete para oficial combatente.
Os concursos da PM e do Corpo de Bombeiros-ES somaram 49.081 candidatos inscritos, somando os cinco editais. A função mais buscada foi a de soldado da Polícia Militar que registrou mais da metade da concorrência. [VIDEO id="7488"]