Concurso PM e Bombeiros-BA convoca para as provas de soldado
O IBFC divulgou o edital de convocação para as provas objetivas e discursiva do concurso PM e Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia.
Autor:
Publicado em:10/01/2020 às 16:40
Atualizado em:10/01/2020 às 16:40
Foi divulgado o edital de convocação e disponibilizada a consulta aos locais de realização das provas do concurso PM e Bombeiros-BA. A primeira fase será composta por avaliações objetivas e discursivas.
De acordo com o edital de convocação, o exame está confirmado para o dia 19 de janeiro, domingo, pela manhã, com cinco horas de duração, sendo:
Abertura dos portões: às 8h Fechamento dos portões: às 9h Início das provas: às 9h15
Confira o edital de convocação
O documento também confirma que as provas serão realizadas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Para conferir o local exato com o endereço e demais informações, basta acessar o site do IBFC, organizador.
O exame terá cinco horas de duração, devendo o candidato comparecer comum a hora de antecedência munido de documento de identificação e caneta esferográfica em material transparente. A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos:
Prova objetiva PM-BA
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico Matemático;
História do Brasil;
Geografia do Brasil;
Atualidades;
Informática.
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional;
Direitos Humanos;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Igualdade Racial e de Gênero;
Direito Penal Militar;
Prova objetiva Bombeiros-BA
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico Matemático;
Ciências Naturais;
Atualidades;
Informática.
Conhecimentos Específicos
Igualdade Racial e de Gênero;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Penal Militar;
Direitos Humanos;
PM e Bombeiros da Bahia recebem mais de 100 mil inscrições
(Foto: Divulgação)
A prova de Conhecimentos Gerais valerá 40 pontos, enquanto que a de Conhecimentos Específicos, 60. Será preciso alcançar o mínimo de 60% de acertos para ser aprovado. A prova discursiva será uma redação, de até 100 pontos. Os selecionados serão convocados para as próximas fases, que serão:
Avaliação Psicológica;
Exames Médicos-Odontológicos;
Teste de Aptidão Física;
Exame de Documentação;
Investigação Social; e
Curso de Formação.
Concursos Segurança-BA reuniram mais de 100 mil inscritos
Em dezembro o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - o IBFC, organizador da seleção, divulgou a estatística geral completa de inscritos do concurso PM e Bombeiros do Estado da Bahia. O documento revela uma concorrência de mais de 100 mil candidatos.
Foram mais de 112 mil candidatos, sendo 99.560 concorrendo ao cargo de soldado na Polícia Militar e 12.775 ao para o Corpo de Bombeiros, no mesmo cargo. As carreiras exigem o nível médio de escolaridade.
O edital foi publicado em outubro e soma 1.250 vagas, sendo mil para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros. A carreira de soldado proporciona uma remuneração inicial de R$3.410,68 para contratações pelo regime estatutário, que garante estabilidade.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!