Concurso PM CE: edital com 2.200 vagas é anunciado em sessão da AL
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, fala da tramitação de mensagem sobre o novo concurso da PM CE.
Autor:
Publicado em:06/05/2021 às 15:40
Atualizado em:06/05/2021 às 15:40
O concurso da PM CE voltou a estar em voga nesta quinta-feira, 6. Além do governador Camilo Santana ter confirmado em vídeo a seleção da Polícia Militar, ela também foi anunciada em sessão da AL CE.
Isso mesmo, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão, falou sobre a nova seleção com mais de 2 mil vagas para ingresso na corporação.
Em seu pronunciamento, o parlamentar e chefe da Casa afirmou que, em breve, será feita a leitura e começará a tramitação de uma mensagem a respeito da seleção.
O presidente da AL CE dá bastante ênfase e comemora o aval do governador para o novo concurso da PM cearense.
Além, disso, o deputado Júlio César (Cidadania), líder do governo na Casa, falou sobre algumas mudanças que poderão ser colocadas em prática já no próximo edital.
Júlio César informa que a nova proposta quer fazer com que o candidato aprovado seja automaticamente nomedado. E, com isso passando somente em seguida pelo curso de formação.
O que acontece, atualmente, em todos os concursos da área policial, é o candidato ser nomeado apenas após o curso.
Concurso da PM CE é tema na AL CE, após nova comissão
(Foto: Divulgação)
Concurso PM CE forma nova comissão para preparativos
Recentemente, em abril, a Polícia Militar do Estado do Ceará divulgou uma nova comissão. O grupo foi formado para cuidar dos preparativos e fiscalizar os procedimentos.
A composição da Comissão da Academia Estadual de Segurança Pública foi publicada no Dário Oficial do Estado do dia 23 de abril.
O grupo é formado por cinco membros, sendo eles: Jamille dos Santos de Moura; Dione Maria Almeida Maruqes; Patrícia Barbosa da Silva; Francisca Adeirla Freitas da Silva; e José Alexandre Soares Nogueira.
O documento indica que os servidores trabalharão na análise das minutas dos editais e termos de referências, participando diretamente da análise das propostas apresentadas nos processos de dispensas e inexigibilidades.
Dessa forma, ficarão à frente agora do processo de escolha da banca organizadora do concurso. O Idecan é o mais cotado para ser o escolhido, já que está oficialmente à frente das seleções da Polícia Civil e da Pefoce.
Na época, foram formadas duas comissões, sendo uma para soldado e uma para oficial, com a seguinte composição:
PM CE soldado
-> Luiz Eduardo de Paula Ponte - presidente -> Fernanda Cléa Magalhães de Sena -> Heron Araújo Barros -> Francisca Camila de Holanda Machado -> Rose Raphaele Pereira de Sousa
PM CE oficial
-> Jorge Costa de Araújo - presidente -> Cristiano Lins de Vasconcelos -> Carlo Rômulo Matos Barreto -> Bruno Alexandre Braga -> João Parente de Oliveira Maciel
Edital PM CE está confirmado com mais de 2 mil vagas
O governador Camilo Santana já confirmo que o concurso da Polícia Militar do Ceará contará com uma oferta de 2.200 vagas efetivas, sendo elas distribuídas por:
2 mil vagas de soldado
200 vagas de oficiais.
Camilo disse, ainda, que a intenção é realizar o concurso em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que o efetivo possa ser reposto e renovado.
O governador não chegou a dar detalhes sobre o cronograma, nem prazos, mas disse que a Segurança Pública será prioridade. Ele ainda anunciou editais na Polícia Civil e na Pefoce, além de convocação de aprovados no Corpo de Bombeiros.
O que é necessário para concorrer ao concurso PM CE?
Para soldado, a exigência é ter o nível médio completo. Além da escolaridade, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.
Para oficial, a exigência é possuir nível superior completo e ter CNH na categoria “AB”, além de idade entre 18 e 30 anos, bem como ser aprovado em todas as etapas de seleção.