Os candidatos do concurso para soldado da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) – que reuniu cerca de 28.700 inscrições – já podem conferir a convocação para o exame com os locais de aplicação. A relação foi divulgada na noite de quinta-feira, 20, no site da banca.
A prova está marcada para o próximo domingo, 30, a partir das 14h, em Maceió e Arapiraca, a 128 km da capital. Para verificar o endereço os concorrentes devem acessar o login pessoal no site do Cebraspe (Cespe/ UnB).
Serão três horas e trinta minutos para responder a 120 questões sobre Português, noções de Informática, História e Geografia (do Brasil e de Alagoas), Atualidades, noções de Direito Administrativo, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Processual Penal, noções de Direitos Humanos, Legislação e Matemática.
Atenção às principais orientações para a prova:
- chegar com antecedência de, pelo menos, uma hora
- canetas devem ser de tinta preta, fabricadas em material transparente
- é obrigatório levar um documento de identidade original
- também não esquecer o comprovante de inscrição
Não serão permitidos durante a realização das provas:
- aparelhos eletrônicos em geral
- relógios, óculos escuros, protetor auricular
- lápis/ lapiseira, borracha e canetas que não sejam pretas de corpo transparente
- acessórios de chapelaria (chapéu, gorro, boné etc)
- embalagens de alimentos que não sejam transparentes
A prova de múltipla escolha tem caráter eliminatório e classificatório. O exame vale o máximo de 120 pontos. Para ser classificado para a próxima etapa é preciso obter, pelo menos, 36. Aqueles que marcarem pontuação inferior estarão eliminados do concurso. O gabarito preliminar será divulgado no dia 2 de outubro a partir das 19h no site da banca.
Próximas etapas começam em outubro

(Foto: Agência Alagoas)
As próximas etapas do concurso são:
- Avaliação médica de caráter eliminatório;
- Teste de aptidão física de caráter eliminatório;
- Investigação social de caráter eliminatório.
No dia 26 de outubro será disponibilizado no Diário Oficial e no site da banca o edital com resultado final da prova objetiva, a convocação para a avaliação médica e para o preenchimento da ficha da comprovação documental e investigação social.
O Teste de Aptidão Física (TAF) será destinado apenas aos que forem selecionados na avaliação médica. A aplicação acontecerá em data a ser divulgada no edital de convocação. Confira o vídeo do especialista Elon Júnior com dicas para o TAF.
Serão cinco provas aplicadas em três dias diferentes, que incluirão abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps, barra fixa/isometria, corrida de ir e vir (shuttle run), corrida de 2.000m para masculino e 1.800m para feminino, e natação de 25 metros em piscina.
10 erros que você não pode cometer em testes físicos
A validade do concurso será de um ano, contando a partir da homologação do resultado e poderá ser prorrogada uma vez pelo mesmo período.
Concurso teve mais de 28 mil inscritos
Cerca de 28.700 pessoas tiveram inscrição confirmada no concurso PM-AL, conforme relação divulgada pela banca no dia 6 de setembro. Deste modo, a concorrência é de 57 candidatos por vaga, uma vez que são oferecidas 500 oportunidades.
Para concorrer é preciso ter ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos. A altura mínima exigida é de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino.
Durante o curso de formação os selecionados receberão bolsa no valor de R$1.453,14. Depois do curso o salário inicial é de R$3.744,47 para regime integral e dedicação exclusiva.
Confira o edital completo
Saiba como fazer revisão para a prova
Quer saber como revisar tudo o que estudou para o concurso PM-AL até agora? Confira as dicas da coach de concursos Deborah Cal: [VIDEO id="7934"]