O primeiro concurso PGE-PE para 88 vagas distribuídas pelos cargos de analistas (48), de nível superior, e assistentes (40), de nível médio, está próximo de ter o edital publicado. A boa notícia é que a banca já foi definida. A ratificação da dispensa de licitação que contrata o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pernambuco desta quarta-feira, 8 de agosto.
Esse foi um importante avanço rumo a publicação do edital do concurso da Procuradoria Geral do Estado do Pernambuco (PGE-PE). A seleção já vem sendo aguardada há mais de um ano, quando o presidente do órgão, Antônio Cesar Caúla Reis, divulgou duas portarias criando comissões de concursos para quatro cargos. A próxima etapa será a assinatura do contrato com o Cebraspe, para que o documento com as regras da seleção seja divulgado em seguida.
Confira a ratificação da dispensa

Comissão foi formada em julho e cargos confirmados
Quase um ano após ter sido anunciado pelo presidente do órgão, o concurso da Procuradoria Geral do estado do Pernambuco teve sua comissão formada em 30 de junho deste ano. A publicação confirmou a relação de cargos e vagas da seleção, além de informar que este será o primeiro concurso público para provimento nessas carreiras em destaque.
O concurso da PGE-PE oferecerá 88 vagas imediatas, das quais 20 serão para analista judiciário, 28 para analista administrativo e 40 para assistente. Os dois primeiros terão exigência de nível superior, enquanto o assistente pede apenas nível médio como requisito principal. A remuneração inicial dos cargos, bem como seus benefícios, ainda não foi confirmada pela Procuradoria.

(Foto: Divulgação/Portal Saúde-PE)
Preparativos do concurso começou em 2017
Os preparativos para a realização do primeiro concurso da PGE-PE para a área de apoio foram inciciados em 2017. No entanto, naquela época ainda não havia a confirmação do quantitativo de vagas e tampouco detalhes do cronograma. Apenas após a criação da comissão específica (este ano) é que o processo avançou.
Antes de começar a estudar,
não deixe de ler este e-book!
Além de anunciar o concurso para analistas e assistente, a Procuradoria também foi autorizada a realizar uma seleção para procurador, que tem como requisito ser bacharel em Direito. Foram criados dois grupos, um para procurador e outro para os demais cargos. Dessa forma, os trâmites para o concurso de procurador foram tocados de forma mais ágil e o resultado final, inclusive, já foi publicado.
O edital de procurador foi publicado em janeiro deste ano, com oferta de dez vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. A banca organizadora também foi o Cebraspe, por isso, a seleção serve como base para os candidatos que desejam se preparar antecipadamente, visto que este é o primeiro concurso para as carreiras de analistas e assistente da PGE-PE.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e avaliação de títulos. A avaliação objetiva contou com questões sobre Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Processual Civil, Civil e Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Penal, Financeiro, Previdenciário e Direito Ambiental.
Baixe e-book com 25 dicas de Direito Constitucional
[VIDEO id="7134"]