Concurso PGE-PB: governo confirma edital de procurador em 2019
O governo da Paraíba confirmou que o edital do concurso PGE-PB com cerca de 30 vagas será divulgado ainda este ano.
Autor:
Publicado em:22/04/2019 às 16:27
Atualizado em:22/04/2019 às 16:27
Há mais de dez anos sem editais, a Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) começou os preparativos de novo concurso. De acordo com declarações do governador João Azevêdo, a oferta será de cerca de 30 vagas para procurador. O edital deve sair ainda este ano. O governo do Estado confirmou as informações à reportagem da FOLHA DIRIGIDA nesta segunda-feira, 22.
Azevêdo ainda destacou que a intenção é abrir o concurso PGE-PB no meio deste ano, para que os aprovados possam atuar em já 2020. "A intenção é começar o processo agora no meio do ano para que no próximo ano esses procuradores possam estar exercendo suas atividades", disse o governador em entrevista ao programa Arapuan Verdade.
Para se candidatar ao cargo de procurador de Estado será preciso ter o Bacharelado em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), até a data da posse. Os salários atuais da carreira não foram informados.
Para que o edital seja publicado, o governo ainda terá que elaborar o termo de referência do concurso. Ele funciona como um espelho para o edital e contém dados importantes, como vagas, salários, etapas de seleção e cronograma previsto.
PGE-PB prepara novo concurso com cerca de 30 vagas para
procuradores (Foto: Reprodução Google Maps)
Depois de aprovado pela Administração estadual, o termo de referência é enviado a bancas organizadoras no processo de licitação. Somente após definir a instituição que receberá as inscrições e aplicará as provas do concurso, o edital terá condições para ser divulgado.
“Do concurso de 2005, apenas três colegas permaneceram nos quadros da Procuradoria, os demais passaram em outros concursos ou abandonaram para seguir outras carreiras. Já do certame de 2008, eram 30 vagas, chamaram mais de 90 aprovados, no entanto, apenas 33 permaneceram e outros não continuaram devido a vários fatores como má qualidade de trabalho e baixos salários. Precisamos urgentemente de concurso público”, destacou Lacerda.
Acesse cursos de preparação para concursos!
Governador também anuncia concurso para Aesa
Além da PGE-PB, o governador também anunciou um novo concurso para o quadro técnico da Agência Executiva de Gestão de Águas (AESA). Azevêdo revelou que as vagas devem ser destinadas a técnicos, principalmente para engenheiros na área de recursos hídricos. O governador ainda contou que o concurso é fruto de um acordo com o Ministério da Integração.
"Considerando que com a chegada das águas do São Francisco, você tem que fortalecer a estrutura de fiscalização e acompanhamento das águas na Paraíba e a AESA é esse órgão e precisa ter uma estrutura com funcionários efetivos", arrematou.
A abertura de novos concursos para determinadas áreas está incluída no Plano de governo de João Azevêdo, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TER) em 2018. Segundo o atual governador, essas promessas serão cumpridas.
O governo da Paraíba também prepara edital com mil vagas para professores. Essa seleção é mais adiantada e deve ser aberta nos próximos dias. As oportunidades serão distribuídas por várias regiões do estado, de acordo com a Gerência Regional de Educação (GRE).
Para concorrer, será necessário ter licenciatura na área de interesse. Para as oportunidades de Educação Física, será preciso ainda ter o registro no conselho de classe.[VIDEO id="7157"]