Concurso PGE-PA: após 14 anos, edital da área de apoio está previsto
A Procuradoria Geral do Estado do Pará deverá divulgar um novo edital de concurso PGE-PA com vagas na área administrativa.
Autor:
Publicado em:07/02/2020 às 14:50
Atualizado em:07/02/2020 às 14:50
Sem realizar concurso desde 2006, a Procuradoria Geral do Estado do Pará poderá acabar com essa espera este ano. Uma nova seleção está prevista e deve ser divulgada em 2020, de acordo com informações do próprio Governo do Estado.
A Agência do Pará, junto com a Seplad, anunciou mais de dez editais previstos. Entre eles, o concurso PGE-PA. A previsão é de oportunidades para a área administrativa, em cargos de níveis médio e superior.
A PGE-PA não realiza concurso para a área de apoio há 14 anos. De lá para cá, apenas a carreira de procurador contou com novas seleções. A nova demanda deverá ajudar a suprir um déficit que órgão acumulou durante todo esse tempo.
Os cargos ainda não foram confirmados, tampouco o quantitativo das vagas que serão ofertadas. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a procuradoria, mas até o fechamento dessa reportagem não obteve retorno.
A expectativa é para que uma comissão com servidores possa ser formada e, em seguida, esse mesmo grupo proceda com o processo de escolha da banca. A empresa terá um contrato assinado para organizar todos os principais eventos do concurso, da publicação do edital até a homologação do resultado final.
Governo do Pará anuncia novo concurso para a PGE
(Foto: Thiago Gomes/Divulgação)
Último concurso PGE-PA foi organizado pelo Cebraspe
Ainda não há muitos detalhes sobre o próximo concurso PGE-PA. Mas, quem deseja ser aprovado já pode antecipar a preparação e iniciar os estudos, mesmo sem edital. Uma informação importante é que o Cebraspe (antigo Cespe) foi o organizador.
Na época, foram oferecidas 124 vagas. sendo 60 de nível superior, 44 de nível médio e 20 de nível fundamental. Foram reservadas oportunidades para portadores de necessidades especiais. Os cargos eram:
Fundamental
Auxiliar de promotoria; e
Motorista.
Médio
Assistente de procuradoria;
Assistente de procuradoria em contabilidade; e
Assistente de procuradoria em Informática.
Superior
Técnico em gestão de Procuradoria;
Técnico em Procuradoria – Administração;
Técnico em Procuradoria – Biblioteconomia;
Técnico em Procuradoria – Ciências contábeis;
Técnico em Procuradoria – Direito;
Técnico em Procuradoria – Economia, estatística ou matemática;
Técnico em Procuradoria – Informática;
Técnico em Procuradoria – Serviço Social.
Todos os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. O exame foi realizar o em ambos os turnos (manhã e tarde), tendo três horas de duração.
Para o nível fundamental, foram cobradas 30 questões de Atualidades, enquanto que os demais responderam a 40 perguntas, versando por disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!