Atenção, concuseiros. Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso da Polícia Federal. Os exames foram realizados no último domingo, 16, em todo o país. A publicação aconteceu nesta terça-feira, 18, no site do Cebraspe, o organizador da seleção.
Para ter acesso ao documento com as respostas, basta acessar o site da banca, pesquisar a área destinada ao concurso da PF e efetuar o login. No entanto, também é possível baixar os gabaritos e cadernos de questões clicando no botão abaixo:
Recursos são aceitos a partir desta quarta-feira, 19
Os candidatos que não concordarem com as respostas divulgadas pela banca poderão entrar com pedido de recurso. O prazo será aberto às 9h desta quarta-feira, 19, e ficará disponível até as 18h de quinta-feira, 20, pelo site do Cebraspe, o organizador da seleção.
Para fazer o requerimento, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso. De acordo com a banca, todos os recursos serão avaliados por uma comissão examinadora e as respostas serão publicadas no site da banca, com as devidas justificativas para uma possível alteração ou anulação.
A banca pede que o candidato que enviar a sua solicitação seja claro, consistente e objetivo. Os pedidos fora deste padrão não serão analisados pela organização, sendo classificados como indeferidos. Os recursos serão aceitos somente pela internet.

(Foto: Divulgação/PF)
Provas mantiveram o padrão e aconteceram sob normalidade
No domingo, 16, eram esperados mais de 147 mil candidatos para a primeira etapa do concurso da Polícia Federal. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA realizou uma cobertura em tempo real e ouviu a depoimento de alguns candidatos, que realiram provas em dois turnos: manhã e tarde.
Na Universidade Cândido Mendes, no Centro do Rio de Janeiro, o candidato Renan Chagas avaliou a prova de delegado como uma justa e direcionada para a carreira, enquanto seu concorrente Késio Carneiro disse ter considerado a prova tranquila e bem elaborada, mas não estava tão preparado quanto gostaria para o exame.
Já na parte da tarde foi a vez dos cargos de agente, perito, escrivão e papiloscopita realizarem as provas objetivas, enquanto os concorrentes ao cargo de delegado prestaram a sua segunda prova que foi uma avaliação discursiva. FOLHA DIRIGIDA conversou com especialistas, que avaliaram a prova do cargo de agente.
Na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, no Centro da cidade, os candidatos disseram que as provas seguiram o que estava previsto no edital. "A prova estava bem de acordo com o programa, tudo o que foi pedido caiu. Quem estudou com base no edital conseguiu fazer uma boa prova", avaliou a candidata Maria Teresa.
Provas da PF somam quase 35 mil faltosos
As provas do concurso da Polícia Federal registrou quase 35 mil faltosos. O dado foi divulgado pelo Cebraspe, com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA, na última segunda-feira, 17. Segundo a banca, foram 30,73% de abstenção para o cargo de delegado e 22,68% para as demais funções.
Atenção para os critérios que eliminam os candidatos do concurso, no que diz respeito às notas da prova. No caso de perito, é preciso obter pelo menos dez pontos em Conhecimentos Básicos e no mínimo 21 em Conhecimentos Específicos. No somatório geral é exigido pelo menos 48 pontos, assim como para delegados.
Os demais candidatos, precisam de, pelo menos, seis pontos no bloco I, três no bloco II e dois pontos no bloco III. A soma geral também deve ser igual ou maior que 48 pontos. O concurso da Polícia Federal oferece 500 vagas para os cargos de agente, delegado, escrivão, perito e papiloscopista. O edital foi publicado em 15 de junho, no Diário Oficial da União e no site do Cebraspe. [VIDEO id="5471"]