Concurso PF: mais de 500 policiais são nomeados, após formatura
A Polícia Federal concluiu a formação dos primeiros 500 aprovados no concurso PF para cinco cargos. Estes, já foram nomeados.
Autor:
Publicado em:13/11/2019 às 13:39
Atualizado em:13/11/2019 às 13:39
A Polícia Federal divulgou a nomeação dos primeiros aprovados do concurso PF que concluíram o curso de formação. São mais de 500 novos policiais que tomarão posse em cinco cargos diferentes.
As portarias que nomeiam os novos policiais federais foram divulgadas no Diário Oficial da União. São 194 agentes de polícia, 151 delegados, 78 escrivães, 57 peritos criminais (várias áreas) e 27 papiloscopistas.
De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais - a Fenapef, a formatura desses aprovados aconteceu na última sexta-feira, 8. Os representantes da categoria estiveram presentes, sendo o presidente Luis Boudens e o diretor de estratégia sindical, Júlio Cesar Nunes.
O deputado do PSL-RS, Ubiratan Sanderson, que é agente federal, também esteve presente no evento de formatura, além do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do diretor-geral Maurício Valeixo. Eles estiveram acompanhados do presidente da República, Jair Bolsonaro, que declarou:
“E vocês, novos policiais, têm a possibilidade, a partir de agora, ao exercer um bom trabalho, de mudar o destino do Brasil.”
De acordo com Bolsonaro, em março será iniciada uma nova turma de curso de formação com os remanescentes. Esse novo grupo deverá ser composto por cerca de 560 aprovados. O resultado final do concurso PF foi publicado em junho, quando iniciaram as matrículas.
Moro, Bolsonaro e representantes sindicais participam da formatura
dos policiais federais, na última sexta-feira (8)
(Foto: Fenapef)
PF envia dois novos pedidos de concurso ao Governo
Os candidatos com baixo rendimento nesse concurso ou que não conseguiram se inscrever a tempo poderão ter uma nova chance em breve. Isso porque a Polícia Federal já confirmou que foram enviados dois pedidos para novos concursos ao Governo, que estão em análise desde maio.
Ainda não há previsão para uma possível autorização, mas isso poderá acontecer a qualquer momento. A necessidade da PF em recompor o efetivo é grande e a segurança pública é uma das prioridades do atual governo. Sendo assim, ambos têm grandes chances de serem autorizados.
Na área policial, foram solicitadas 600 vagas de agentes policiais. Para este, poderão concorrer candidatos com curso de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$12.441,26. Para as demais funções (delegado, escrivão, papiloscopista e perito), a princípio, não há previsão de autorização, de acordo com Boudens, em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA.
Também foram pedidas vagas para a área de apoio, sendo 234 vagas, que contemplam o cargo de agente administrativo, de nível médio. A carreira proporciona salário inicial de R$4.710,76, além de outros cargos de nível superior.