Concurso PF: confirmadas datas do curso de formação para os cinco cargos
A Polícia Federal divulgou as datas oficiais do curso de formação das primeiras turmas do concurso PF para todos os cargos.
Autor:
Publicado em:13/05/2019 às 08:18
Atualizado em:13/05/2019 às 08:18
Agora é oficial! O Cebraspe, o organizador, divulgou as datas prováveis para matrícula, início e encerramento do curso de formação para os cinco cargos do concurso PF. A Polícia Federal dará início a essa última etapa no mês de junho.
No final de abril, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) chegou a informar à FOLHA DIRIGIDA os períodos de ministração do curso de formação de três cargos. Faltavam apenas os cargos de papiloscopista e escrivão.
Com a publicação do Cebraspe, é possível confirmar a data de todos os cargos, além de saber quando será aberto o período para matrículas no curso. Confira:
Delegado
Matrícula: 8 e 9 de junho Início do curso: 10 de junho Encerramento do curso: 8 de novembro
Perito
Matrícula: 15 e 16 de junho Início do curso: 17 de junho Encerramento do curso: 8 de novembro
Agente, escrivão e papiloscopista
Matrícula: 22 e 23 de junho Início do curso: 24 de junho Encerramento do curso: 8 de novembro
Polícia Federal confirma as datas do curso de formação
(Foto: Divulgação)
Segundo o comunicado divulgado pela banca, o aluno matriculado poderá optar em receber, durante o período do curso, como auxílio-financeiro, 50% da remuneração da classe inicial do cargo pretendido, com os descontos legais.
Para isso, o aluno deverá ter conta-corrente em instituição financeira, pois o auxílio não poderá ser recebido em conta-poupança ou containvestimento, e podendo ser conjunta apenas se o candidato for o primeiro titular.
Além disso, o aluno matriculado no curso deverá ainda possuir o cartão de vacina atualizado, especialmente com a marcação de vacina contra a febre amarela e contra o tétano.
A boa notícia para os concorrentes do concurso PF é que o número de aprovados que serão convocados será maior do que o previsto em edital. Com 500 vagas oferecidas, serão 1.200 candidatos sendo chamados para o curso de formação.
As declarações de Moro foram dadas na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na Câmara dos Deputados, em Brasília. "A PF merece atenção, dado os trabalhos que vêm sendo feitos no âmbito da investigação desses crimes mais complexos, crime organizado e corrupção", disse.
"Já há concordância do presidente da República que nós aproveitemos esse mesmo concurso para chamar 600 este ano e mais 600 no início do próximo ano. Embora exista problema fiscal, é possível focalizar alguns recursos nessas políticas importantes", informou o ministro.
Tal informação - de que serão mais convocados, além das 500 vagas - foi noticiada por FOLHA DIRIGIDA, com exclusividade, e confirmada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sendo ratificada dias após pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, por meio de sua conta oficial do twitter.
Bolsonaro confirmou a informação de que seriam, pelo menos, chamados mil aprovados no concurso da Polícia Federal, veja:
"Governo anuncia convocação de mil policiais federais. O objetivo é compor gradativamente o quadro de inteligência, como no trabalho da Lava-Jato (combate à corrupção) e outros serviços de segurança nacional dentro do orçamento possível destes primeiros 100 dias de mandato”, disse o presidente.