Concurso PF agente administrativo: o que estudar?

Professor orienta o que estudar para o concurso PF agente administrativo, com pedido de 349 vagas, de nível médio. Confira!

Autor:
Publicado em:13/07/2020 às 07:00
Atualizado em:13/07/2020 às 07:00

Concurso PF agente administrativo: o que estudar?


Com pedido para 349 vagas confirmado, a Polícia Federal figura na lista entre os órgãos com concursos mais aguardados pelos futuros servidores, sendo sempre muito concorrido.
 

Concurso PF candidatos por vaga: concorrência de 2018 foi recorde?


Por isso, não é nenhum clichê afirmar: não espere o edital sair para inciar os estudos! Planejamento e estratégia devem ser bem trabalhados pelos candidatos, como afirma o professor.

Rodrigo comenta que essa prova de agente administrativo está sendo aguardada por muitos, pois é um cargo de nível médio e não exige CNH do tipo “B”, além de não exigir idade máxima, podendo tomar posse com no mínimo 18 anos.
 

"É sim possível fazer um planejamento forte para esse concurso. O primeiro passo é avaliar o último edital desta prova publicado em 2013. Este concurso tem uma característica que não é comum encontrar nos editais de carreiras relacionadas, que é o fato de ter apenas uma etapa, a prova objetiva".


E complementa:
 

"A última banca responsável pela organização do concurso foi a famosa banca Cespe (atual Cebraspe), com 120 itens de Certo/Errado. É imprescindível que o candidato leia esse edital com atenção no conteúdo programático cobrado no último concurso e monte um planejamento de estudo com base nesse conteúdo".

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Dicas para quem está começando

Para aqueles no inicio do processo de estudos, o professor Montes indica começar com quatro ou cinco disciplinas, escolhendo aquelas que com certeza virão no próximo edital. Segundo ele:

  1. Português;
  2. Informática;
  3. Direito Administrativo;
  4. Direito Constitucional.
     

"A partir daí, será possível começar com muita teoria e resolução de exercícios separando pelo menos um dia da semana para realizar as devidas revisões. À medida que for avançando, será possível inserir novas disciplinas no planejamento de estudo. O caminho é longo, o primeiro passo para esse processo é COMEÇAR desde já", recomenda Rodrigo.


+ Concurso PC RJ: especialista orienta preparação para investigador
 

Atualizações e inclusões de matérias devem preocupar?


Tendo em vista que o último concurso da Polícia Federal para o cargo de agente administrativo foi realizado em 2014, o período de tempo entre o edital passado e o do próximo concurso deve preocupar os candidatos?

Segundo o professor, não. 

"Não há indicativos de que a prova sofrerá grandes alterações no conteúdo programático, até porque as disciplinas cobradas nos conhecimentos específicos são conteúdos que estão diretamente relacionadas às atividades exercidas pelos profissionais da área administrativa".


+ Regime de Recuperação Fiscal dá mais garantia ao concurso PC RJ?
 

No último concurso PF de nível médio as disciplinas foram:

Conhecimentos Gerais 

- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Atualidades;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional.

Conhecimentos Específicos

- Noções de Administração Pública
- Noções de Administração Financeira e Orçamentária
- Noções de Gestão de Pessoas nas organizações
- Noções de Administração de Recursos Materiais
- Noções de Arquivologia
- Legislação aplicada à Polícia Federal.

De acordo com o especialista, o ideal é estudar essas disciplinas primeiro.
 

"Avaliando os editais da Polícia Federal de 2018, é possível encontrar compatibilidade de algumas disciplinas nas provas de escrivão da PF e agente da PF como Estatística e Contabilidade Geral. São duas disciplinas que podem ser inseridas no conteúdo programático, no entanto, a quantidade de disciplinas (12) cobradas no último concurso não indicam grandes alterações. O ideal é estudar completamente sobre esse último edital".


+ Vice-presidente da Faepol fala de concurso PC RJ e pede resiliência
 

Atenção aos livros e materiais de estudo

Os materiais de preparação devem ser escolhidos com atenção por quem estuda para concurso público.

O professor alerta que é necessário muito cuidado com materiais na internet que estão avulsos e facilmente disponíveis, pois muitas vezes estão desatualizados ou não estão “batendo de frente” com o edital de interesse do candidato.
 

+ Concurso PRF: envio de novo pedido tem agora 2.772 vagas
 

concurso pf agente administrativo (Foto: Divulgação PF)
Concurso PF: expectativa de 349 vagas para agente administrativo
(Foto: Divulgação PF)


De acordo com Rodrigo, os materiais podem conter coisas a mais ou faltar vários conteúdos, isso faz com que o candidato estude coisas desnecessárias e deixe de estudar conteúdos com alta probabilidade de serem cobrados. O ideal é buscar avaliações e aprovações na aquisição de materiais.
 

"Eu recomendo os materiais do Exponencial Concursos, pois os PDF's são bastante objetivos, atualizados e concisos, com esquemas de fácil compreensão e com uma quantidade enorme de questões comentadas, isso ajuda a adquirir um estudo com mais qualidade e mais célere, focado diretamente naquilo que realmente importa e que tem sido mais cobrado".


+ Concurso PC RJ investigador: qual pontuação mínima para aprovação?
 

Preparação antecipada aumenta chances de aprovação


Para quem ainda está na dúvida se começar os estudos antecipadamente ajuda mesmo, o professor e coach afirma: "O tempo é crucial e não perdoa os candidatos". 

Ele menciona que são inúmeras as mensagens que recebe dos alunos dizendo que deveriam ter começado antes, que ficaram por um ou dois pontos.
 

"Sem contar que essas provas demoram cerca de sete anos para ocorrer, então será que devemos deixar passar mais uma oportunidade? Eu sempre digo que cada concurso é uma oportunidade única e cada dia que passa são oportunidades indo embora. A mensagem é objetiva e clara, pare de esperar os concursos chegarem até você e corra atrás dos seus sonhos".


E lembra:
 

"Todos os aprovados suaram para isso e com você não será diferente, mas quanto antes começar maiores serão suas chances e posso afirmar com toda certeza que não existe sensação igual ao ver o nome publicado no Diário Oficial dos aprovados".


+ Concurso PC RJ delegado: confira comparativo com o edital PC PR 2020
 

Concurso Polícia Federal tem previsão de 1.508 vagas  


Para que o próximo edital de concurso PF seja publicado é necessário, primeiro, a autorização do Ministério da Economia.

Em contato com a reportagem da FOLHA DIRIGIDA, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e também a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) confirmaram a solicitação para 1.508 vagas.


+ Concurso PF: novo pedido é uma atualização do anterior, diz ADPF


Deste total, 349 são destinadas ao cargo de agente administrativo. A carreira exige apenas o nível médio como requisito de escolaridade e tem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A função de agente administrativo proporciona uma remuneração inicial de R$4.710,76, já com o auxílio-alimentação de R$458 dos servidores federais. As demais vagas solicitadas estão distribuídas por cargos de nível superior.
 

+ Confira a distribuição completa de vagas do concurso PF 2020


O último concurso da corporação para agente administrativo ocorreu entre 2013 e 2014. Já para a área policial a seleção  anterior foi realizada em 2018.
 

Acesse os últimos editais da PF

Carregando...