Concurso PF convoca para o CFP do escrivão e papiloscopista
O concurso PF 2021 divulgou o resultado final das últimas etapas e a convocação dos candidatos para o CFP do escrivão e papiloscopista.
Autor:
Publicado em:25/01/2022 às 07:50
Atualizado em:25/01/2022 às 07:50
A Polícia Federal concluíram as últimas etapas do concurso PF 2021 e já convocam os candidatos para o curso de formação profissional (CFP) para os cargos de escrivão e papiloscopista. Veja mais detalhes!
As novidades da seleção foram publicadas no Diário Oficial da União e já estão disponíveis no site do Cebraspe:
Além da convocação para o CFP, também foram publicados os resultados das seguintes etapas:
resultado final da avaliação de títulos, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal;
relação final dos candidatos que compareceram ao primeiro momento da avaliação psicológica, para os cargos de Delegado de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Polícia Federal;
resultado final na avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitaram concorrer como pessoas com deficiência
resultado final no procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclaram negros no envio dos documentos necessários à matrícula no curso de formação; e
resultado final da primeira etapa do concurso para os cargos de Delegado de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Polícia Federal.
Sobre o CFP do concurso PF
O novo CFP, dessa vez para os cargos de escrivão e papiloscopista, será realizado no período de 21 de fevereiro a 13 de maio.
Ele será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer Unidade da Federação.
O CFP ocorrerá no período das 7h e 30 minutos da segunda-feira às 18h de sábado (horário oficial de Brasília/DF). O candidato que estiver frequentando o CFP estará sujeito a tempo integral com dedicação exclusiva, executando atividades que poderão se desenvolver nos horários diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O aluno fará jus a auxílio-financeiro, na forma da legislação vigente, no valor de 50% do subsídio da classe inicial do cargo, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, em caso de ser servidor da Administração Pública Federal.
Concurso da PF tem resultados divulgados e convoca para o CFP
(Foto: Divulgação/Governo)
Veja calendário do CFP do concurso PF 2021
Recentemente, a Polícia Federal concluiu o primeiro CFP de agente do concurso PF 2021. A próxima turma terá início em fevereiro e será destinada aos escrivães e papiloscopistas, que já enviaram documentação de matrícula.
Veja a seguir como está o cronograma dos próximos CFP's:
Agente de Polícia Federal, primeira turma, de 15 de outubro de 2021 a 22 de dezembro de 2021;
Agente de Polícia Federal, segunda turma, de 13 de junho de 2022 a 2 de setembro de 2022;
Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, de 21 de fevereiro de 2022 a 13 de maio de 2022;
Delegado de Polícia Federal, de 13 de junho de 2022 a 2 de setembro de 2022.
De acordo com o Cebraspe, a convocação para o CFP da turma de delegado e da segunda turma de agente está marcada para 13 de junho de 2022.
Sobre o concurso PF
Publicado em janeiro de 2021, o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.
No entanto, a comissão de aprovados luta para zerar a lista do cadastro de reserva e chamar todos os candidatos. E ao que parece já conta com a ajuda do presidente.
Isso porque, o presidente conversou, por ligação, com o Ministro da Justiça, Anderson Torres, que explicou que estão negociando com a Economia sobre as chamadas de excedentes.
"Nós pedimos uma autorização da Economia para chamar até 100% do número de vagas. O que está muito difícil de superar é chamar mais de 100%. Fizemos um concurso para 1.500 vagas, chamar até 3 mil é muito viável, agora mais que isso é muito díficil pela Economia e pela Legislação também", explicou o ministro.
Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior. As carreiras têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:
Agente de polícia - 893 vagas
Escrivão de polícia - 400 vagas;
Papiloscopista policial federal - 84 vagas;
Delegado de polícia - 123 vagas.
As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal convocará de acordo com suas necessidades.