Concurso Pelotas-RS: após atraso, edital deve sair até 15 de outubro
Mesmo com atraso, o edital do concurso Pelotas-RS para todos os níveis deve ser publicado na primeira quinzena de outubro
Autor:
Publicado em:03/10/2019 às 09:04
Atualizado em:03/10/2019 às 09:04
Previsto para setembro, o edital do concurso Pelotas, no Rio Grande do Sul, sofreu atraso. Procurada por FOLHA DIRIGIDA na quarta-feira, 2, a Assessoria de Imprensa do município justificou que o documente teve que passar por ajustes legais.
De acordo com o setor, a Prefeitura deve finalizar essa etapa e publicar o edital até a primeira quinzena de outubro. A oferta será em 51 cargos públicos para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários serão variáveis de R$998 a R$7.107.
As provas do concurso Pelotas-RS, segundo o município, serão realizadas em novembro. A expectativa da Prefeitura é que os resultados comecem a ser homologados em dezembro, conforme as fases de seleção determinadas para cada cargo.
Os trâmites para abertura do concurso estão em estágio avançado. A Legalle Concursos e Soluções, por exemplo, já foi contratada como banca organizadora. Ela será a responsável por receber as inscrições e aplicar as provas.
Prefeitura de Pelotas-RS prepara concurso para todos os
níveis de escolaridade (Foto: Divulgação)
Ainda que o número total de vagas não tenha sido divulgado, a Prefeitura de Pelotas-RS já confirmou que a oferta será para contratação imediata e formação de cadastro de reserva. A seguir, veja quais serão os 51 cargos diferentes contemplados pela seleção:
Nível fundamental incompleto:
Motorista
Nível fundamental completo:
Auxiliar operacional
Cozinheiro
Cuidador
Merendeira
Operador de máquinas
Nível médio:
Agente de trânsito e transporte
Auxiliar da educação infantil
Intérprete de libras
Nível médio/técnico:
Auxiliar de saúde bucal
Oficial administrativo
Técnico em contabilidade
Técnico em enfermagem
Nível superior:
Administrador
Auditor fiscal da receita municipal
Assistente social
Biólogo
Contador
Dentista
Economista
Enfermeiro
Engenheiro civil
Farmacêutico-bioquímico
Fonoaudiólogo
Médico Área Clínico Geral, do Trabalho, Perito, Área Psiquiatria
Nutricionista
Orientador educacional
Professor da educação infantil
Professor I
Professor II Alemão, Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Espanhol, Filosofia, Francês, Geografia, História, Matemática, Música, Português, II Sociologia
Psicólogo
Técnico superior em Artes Visuais
Terapeuta ocupacional
Topógrafo
Turismólogo
Esta será a primeira vez que o município de Pelotas realizará concurso com vagas para professores de Francês e Alemão. O cargo de agente de tributos também passou a ser denominado de auditor fiscal, conforme a Lei 6.727/19, sem afetar sua prática profissional.
Concurso Pelotas-RS terá provas objetivas, práticas e de títulos
Segundo o termo de referência do concurso Pelotas-RS, ao qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso, os candidatos serão submetidos a diferentes etapas, a depender da vaga concorrida. O documento funciona como espelho para o edital e traz detalhes sobre a estrutura da seleção.
Para todos os cargos serão aplicadas provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames serão compostos por 40 questões, com cinco alternativas de resposta.
Desse quantitativo, dez serão de Língua Portuguesa; dez de Legislação; 20 de Conhecimentos Específicos. Os classificados para nível superior ainda serão submetidos a prova de títulos, de caráter classificatório.
Enquanto os participantes a auxiliar operacional, cozinheiro, operador de máquinas, motorista e intérprete de libras também passarão por provas práticas, de caráter eliminatório e classificatório.
O novo concurso tem como meta substituir servidores que se aposentaram ou foram exonerados. Além de acabar com as contratações emergenciais. A Prefeitura de Pelotas, a 261 km de Porto Alegre, não realizava concursos desde 2017.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Eduardo Schaefer, destacou que o foco da seleção deste ano estará, principalmente, nas áreas da Educação e da Saúde.