Concurso Pefoce: governador Camilo Santana anuncia edital em 2019
De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santa, o edital do concurso para a Pefoce será divulgado este ano.
Autor:
Publicado em:12/02/2019 às 14:47
Atualizado em:12/02/2019 às 14:47
O governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou que o edital do concurso para Perícia Forense do Estado (Pefoce) será divulgado em 2019. O anúncio foi feito no domingo, 10, por meio da página do governo no Facebook.
“Já anunciei que farei novo concurso para Polícia Civil este ano e para Pefoce”, confirmou o chefe de estado.
O concurso para Pefoce foi anunciado, pela primeira vez, em abril de 2018. Na época, o governador explicou que a polícia científica faz todo o trabalho de análise para as investigações.
"Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar edital e abrir concurso para novos profissionais”, disse.
Pefoce prepara novo edital de concurso para 2019
(Foto: Reprodução/ Facebook)
Em outubro do ano passado, a Pefoce informou à FOLHA DIRIGIDA que a Secretaria de Segurança do Estado trabalhava nos preparativos iniciais do edital. O número de vagas e cargos, no entanto, não foi divulgado.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, já havia afirmado que as carreiras do concurso serão de nível superior. Dessa forma, é grande a expectativa para que a oferta seja a mesmas dos cargos do último concurso, realizado em 2011.
Na época, as vagas foram para:
Cargo
Pré-requisito
Médico perito legista
Graduação em Medicina
Perito criminal
Graduação em Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física, Química
Perito legista
Graduação em Farmácia
Auxiliar de perícia
Graduação em qualquer área
Sobre novos concursos, o governador explicou que estuda a necessidade de pessoal como um todo. A partir dos resultados, identifica quais órgãos estaduais têm prioridade para reposição de servidores.
“Nossa ideia é fortalecer a partir de uma estratégia. Nós contratamos uma auditoria externa para fazer uma avaliação da necessidade de pessoal para o Estado do Ceará e a partir daí estamos programando todos os processos seletivos do estado”, destacou.
Último concurso Pefoce ocorreu há oito anos
A Perícia Forense do Ceará não realiza concursos desde 2011. Sem cadastro de aprovados válido, a corporação não tem como suprir o déficit de servidores por aposentadorias, mortes ou exonerações. O último edital trouxe a oferta de 170 vagas imediatas mais a formação de cadastro de reserva para nível superior.
As remunerações variavam de R$1.897,61 a R$7.582,45. A jornada de trabalho era de 40 horas por semana. A banca organizadora da seleção foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Por isso, os interessados em ingressar na Pefoce podem ter como base o edital anterior para reforçar a preparação.
Os candidatos foram avaliados por duas etapas de seleção. A primeira foi uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, contendo as disciplinas de Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal.
Já a segunda fase do concurso Pefoce foi composta pelas seguintes etapas:
Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), em conjunto com o Cespe/UnB;
Exame de capacidade física, de caráter eliminatório;
Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
Investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade dos órgãos que compõem o Sistema de Inteligência da Segurança Pública do Estado.[VIDEO id="8473"]