Os candidatos do concurso público para o magistério do Colégio Pedro II já podem conferir os gabaritos preliminares do exame de múltipla escolha. A prova foi aplicada no último domingo, 23, no turno da manhã.
Aqueles que desejarem poderão interpor recursos contra a prova na terça-feira, 25, das 9h às 16h. Será preciso realizar um requerimento no Protocolo Geral do Colégio Pedro II (Campo São Cristóvão, 177, Térreo). O gabarito definitivo, após julgamento dos recursos, será divulgado no dia 28 de setembro.
(Foto: Divulgação/Pedro II)
Prova de aula é a próxima etapa de avaliação
No dia 5 de outubro os concorrentes poderão consultar o resultado final da prova objetiva, com as notas e classificação. Todos os documentos estarão disponíveis no site do Colégio na área de concursos e seleções.
Já o resultado da parte discursiva da prova será divulgado em 25 de outubro. Os que forem considerados aptos nesta etapa serão convocados para a prova de desempenho didático, prevista para acontecer entre 21 de novembro e 7 de dezembro.
Esta consistirá em uma prova de aula, que poderá ser gravada e terá duração mínima de 35 minutos e máxima de 45. O candidato deverá entregara à banca quatro vias do plano de aula antes do início do exame.
Ainda haverá análise de títulos para os habilitados na etapa anterior. Os documentos deverão ser entregues para a coordenação do concurso no mesmo dia da prova de aula, de 9h às 17h, em envelope lacrado.
Concurso tem 148 vagas no magistério
O edital do concurso para professores do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, foi publicado no dia 13 de julho com oferta de 148 vagas. Dessas, 37 são para provimento imediato e 111 para formar cadastro de reserva. As oportunidades são nos níveis médio/técnico ou superior. As remunerações podem chegar a R$10 mil, de acordo com a titulação.
A maior oferta é para o cargo de professor em anos iniciais do ensino fundamental, com 16 vagas imediatas e 34 para cadastro - estas últimas poderão ser preenchidas durante o prazo de validade da seleção. Para concorrer é necessário nível superior ou curso normal de formação de professores.
Além da carreira de anos iniciais, candidatos com nível médio e curso normal poderão concorrer para a área de Educação Infantil. São oferecidas nove vagas, das quais duas são imediatas e sete para cadastro. Há ainda vagas nas seguintes especialidades:
- Artes visuais - 5 vagas
- Educação Física - 14 vagas
- Matemática - 18 vagas
- Português - 18 vagas
- Geografia - 9 vagas
- Biologia/Ciências - 5 vagas
- Química - 5 vagas
- Administração - 5 vagas
- Dança - 5 vagas
- Teatro - 5 vagas
"Fui reprovado no concurso que fiz. E agora?"
Poucos são os servidores públicos que um dia não passaram pela temida reprovação. Por isso, no Dicas para Concursos, Guilherme Miziara explica como concurseiros devem lidar com a reprovação: [VIDEO id="8002"]