Concurso para a Guarda Metropolitana de Palmas-TO é autorizado
Prefeitura autoriza concurso público para a Guarda Metropolitana de Palmas. Oferta será de 50 vagas de nível médio.
Autor:
Publicado em:01/03/2019 às 10:25
Atualizado em:01/03/2019 às 10:25
O concurso para a Guarda Metropolitana de Palmas, aguardado desde 2017, foi autorizado e vai contar com 50 vagas mais formação de cadastro de reserva. O decreto com o aval para abertura da seleção foi publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira, 28.
O cargo de guarda exige o nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de idade entre 18 e 45 anos. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a prefeitura para saber o valor do vencimento atual, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.
Conforme estabelece o estatuto da Guarda, os servidores têm direito, além do salário básico, a: 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Há ainda estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.
Vale destacar que, segundo informações da prefeitura, existem 412 vagas disponíveis no quadro de servidores da Guarda. Por isso, a expectativa é que o cadastro de reserva seja bem aproveitado durante o prazo de validade do concurso.
A autorização para o concurso foi assinada pela prefeita da capital tocantinense, Cinthia Ribeiro, durante evento em comemoração aos 26 anos da Guarda Metropolitana. Na ocasião, a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, reforçou que a seleção vai renovar 25% do efetivo.
“Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição pois, possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população”.
Guarda de Palmas tem maus de 400 cargos vagos
(Foto: Divulgação)
Último concurso de guardas teve oferta de 100 vagas
Publicado em outubro de 2007, o último concurso para guardas metropolitanos de Palmas ofertou 100 vagas. Das oportunidades, 90 eram para o sexo masculino e dez para o feminino. Na época, a remuneração era de R$794,28, mais 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno.
As etapas do concurso foram divididas em:
prova objetiva
avaliação médica
teste de aptidão física
avaliação psicológica
investigação social da vida pregressa
curso de formação.
O exame de múltipla escolha abrangeu Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.
[VIDEO id="7157"]