Concurso MPU: sai convocação nacional para analistas em Direito
O Ministério Público da União convoca aprovados na lista nacional de analistas em Direito para escolha das lotações.
Autor:
Publicado em:01/03/2019 às 11:50
Atualizado em:01/03/2019 às 11:50
O Ministério Público da União (MPU) já iniciou as chamadas de aprovados no concurso para técnicos e analistas, realizado em 2018. Nesta sexta-feira, 1º, o órgão convocou os candidatos com classificação nacional para o cargo de analista em Direito.
De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da União, os convocados deverão escolher pelas localidades de lotação, quando existir interesse. Para isso será necessário acessar o site do Ministério Público Federal (MPF).
Há vagas disponíveis em Cruzeiro do Sul, no Acre; em Guarapuava, no Paraná; e em Boa Vista, capital de Roraima. O candidato não poderá ser nomeado para localidade a qual não tenha optado.
Quem não manifestar sua opção será considerado desistente da convocação, porém se manterá ativo na classificação nacional. O MPU informa ainda que “novas convocações ocorrerão por meio da publicação de novos editais de convocação, seguindo a ordem de classificação nacional, caso não exista manifestação dos convocados por este Edital”.
A remuneração para os analistas em Direito, aprovados no concurso MPU, será de R$12.169,89. Para se candidatar foi necessário ter o nível superior na área. O edital trouxe a oferta imediata de 36 vagas para o cargo.
Convocados do concurso MPU deverão escolher locais de lotação
(Foto: Bruna Somma)
A seleção ainda teve 11 vagas para técnico em administração, carreira que exigiu apenas o ensino médio completo. A remuneração, nesse caso, é de R$7.772,80. Ambos os valores já incluem o auxílio-alimentação. O concurso MPU registrou, ao todo, 264.924 concorrentes.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, aplicadas em outubro. Eles tiveram que responder a 120 questões, das quais 50 foram de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
MPU divulga resultado de concurso de remoção
Nesta sexta-feira, 1º, também foi divulgada no Diário Oficial da União a distribuição das vagas remanescentes do concurso de remoção para técnicos de administração e analistas em Direito. Há 22 oportunidades em aberto, sendo sete para analista em Direito e 15 para técnico em Administração.
Pela tradição, os concursos de remoção abrem a possibilidade de os próprios servidores do MPU ocuparem os cargos que estão vagos, antes de preenchê-los com novos aprovados.
Caso sobrem vagas nos estados, elas poderão ser ocupadas por aprovads do concurso para técnicos e analistas em vigência. Dessa maneira, o edital de remoção é um indício de que o órgão poderá chamar mais aprovados da seleção para ingresso na área de apoio, realizada ano passado.
Cadastro de reserva costuma ser utilizado pelo MPU
Além das 47 vagas imediatas, o concurso MPU formou cadastro de reserva com 7 mil aprovados. Eles poderão ser convocados no decorrer do prazo de validade da seleção – que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Outro indício de convocação de excedentes foi o concurso de remoção realizado pelo MPU em novembro.
De acordo com o resultado final dessa seleção, restaram 101 vagas, sendo 62 para técnicos de administração e 39 para analista em direito. Em ambos os casos, a maior parte das oportunidades é para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
No vídeo abaixo, saiba sobre as 48 mil vagas que constam no Orçamento Federal para este ano: [VIDEO id="8532"]