Concurso MPU: gabaritos das provas objetivas são liberados

O concurso MPU teve os cadernos de questões e gabaritos das provas divulgados nesta terça-feira, 23.

Autor:
Publicado em:23/10/2018 às 16:18
Atualizado em:23/10/2018 às 16:18

* Matéria atualizada no dia 24/10, às 12h30

Os gabaritos e cadernos de questões das provas do concurso MPU já estão disponíveis. O link para consulta individual deles foi liberado na noite desta terça-feira, 23 de outubro, pelo Cebraspe. Mais de 260 mil pessoas foram convocadas para realizarem os exames objetivos e discursivos no domingo, 21, em todo país.

A banca organizadora informou com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA que 52 mil candidatos faltaram a aplicação. A maior abstenção foi para o cargo de técnico em administração, que exigiu apenas o ensino médio completo.

Baixe os gabaritos das provas do concurso MPU:

Logo após a divulgação dos gabaritos, alguns candidatos repararam que apenas um modelo de resposta havia sido disponibilizado para todos os cargos. O Cebraspe, então, retirou o acesso para consulta individual aos gabaritos por cerca de 30 minutos.  

Em seguida, os gabaritos foram republicados de acordo com cada cargo do concurso MPU. Confira nota publicada pela banca após o ocorrido: 

"O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) comunica que os candidatos deverão verificar os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, conforme subitem 9.12.1 do Edital nº 1 – MPU, de 21 de agosto de 2018, por meio de consulta individual, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18".

Quem for contra as respostas fornecidas pela organização poderá entrar com recursos a partir das 9h de quarta, 24, pelo site do Cebraspe. Os formulários estarão disponíveis para preenchimento somente até as 18h de quinta, 25. Não sabe como elaborar um recurso? Assista ao vídeo.

Após a análise dos recursos, questões poderão ser anuladas. De acordo com o edital do Ministério Público da União, em caso de anulações, os pontos referentes às perguntas serão atribuídos a todos os candidatos presentes no dia da aplicação das provas.

O que é preciso para se classificar nas provas objetivas?

As provas objetivas do concurso MPU foram compostas por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.  As disciplinas foram distribuídas da seguinte maneira:

⇒ Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa; Acessibilidade; Ética no serviço público; Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP; Promoção da Igualdade Racional.

⇒ Conhecimentos Específicos - técnico de administração: Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Constitucional; Noções de Administração; Noções de Arquivologia; Noções de Administração Orçamentária, financeira e orçamento. 

⇒ Conhecimentos Específicos - analista em direito: Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Penal Militar; Direito Processual Penal Militar. 

MPF, em Brasília (Foto: Bruna Somma)
Maior parte das vagas do concurso MPU são para o Distrito Federal, 
onde está a sede do MPF (Foto: Bruna Somma)

 

As provas objetivas terão valor máximo de 120 pontos. Para ser classificado no concurso será preciso obtiver nota superior a dez pontos em Conhecimentos Básicos, a 21 pontos na parte específica e a 36 pontos no conjunto das provas objetivas. 

A dúvida de muitos candidatos, agora, pode é: qual será nota de corte? FOLHA DIRIGIDA fez um levantamento em relação ao último concurso, realizado em 2013. A base foi o Distrito Federal, que apresentou mais nomeações na seleção. O último nomeado para a região obteve 65 pontos.

Segundo o último edital para o MPU, para ser aprovado era preciso de nota superior a 40 pontos, no conjunto das provas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Isso significa que, em 2013, os nomeados precisaram acertar 62,5% a mais do que o exigido em edital.

Quantas redações de analista serão corrigidas?    

Além das questões objetivas, os candidatos a analista em Direito (nível superior na área) ainda realizaram provas discursivas. Eles tiveram que desenvolver um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas.

Neste caso, apenas os 3.390 melhores aprovados na prova objetiva terão as redações corrigidas, incluindo candidatos de ampla concorrência e das cotas de negros e pessoas com deficiência. Confira abaixo o número de provas discursivas a serem corrigidas em cada região contemplada pelo concurso MPU:

Analista em Direito
Amazonas 162
Amapá 44
Bahia  194
Distrito Federal 2.176
Espírito Santo 59
Goiás 87
Mato Grosso do Sul 87
Mato Grossso 150
Pará 219
Rio de Janeiro 231
Rondônia 87
Rio Grande do Sul 344
Santa Catarina

150

Concurso MPU teve oferta de 47 vagas imediatas

O MPU oferecem neste concurso, 47 vagas para os níveis médio e superior. O destaque foi o cargo de técnico de Administração, que exigiu apenas o ensino médio completo. Ao todo, foram contabilizados 191.045 concorrentes para as 11 vagas imediatas.

A carreira de analista em Direito, que teve como pré-requisito nível superior na área, contou com 73.879 candidatos. Nesse caso, 2.052 concorrem as 36 vagas para o cargo. Dentre as regiões contempladas, o Distrito Federal foi a que obteve o maior número de inscritos.

Além das 47 vagas imediatas, o Ministério Público da União formará cadastro de reserva com até 7 mil aprovados em todo país.[VIDEO id="8276"]

Carregando...