Concurso MPC-PA: comissão confirma novas vagas e edital em 2019
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA nesta terça, 13, o presidente da comissão do concurso MPC-PA confirmou novas vagas e o edital em 2019.
Autor:
Publicado em:13/11/2018 às 14:18
Atualizado em:13/11/2018 às 14:18
Os preparativos do concurso do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA) seguem em andamento. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, 13, o procurador-geral de Contas, em substituição, e presidente da comissão, Guilherme da Costa Sperry, deu detalhes sobre a seleção. Ele confirmou uma nova distribuição de vagas, além da previsão de edital para 2019.
Após serem suspensos em 2017, os preparativos do concurso MPC-PA foram retomados em junho deste ano. Na ocasião, uma nova comissão organizadora foi formada. No entanto, de acordo com o procurador Guilherme Sperry, a seleção ainda está em sua fase interna, ou seja, de preparação. Com isso, o edital deve ficar para 2019.
"Nossa intenção é a de realizar os concursos durante o ano de 2019", afirma o presidente da comissão.
Além de uma nova previsão de edital, Guilherme Sperry também deu detalhes sobre as vagas que serão oferecidas. Iniciamente, conforme o projeto básico do concurso, divulgado em 2017, estavam previstas 30 vagas imediatas, nos níveis médio e superior.
As oportunidades seriam para as carreiras de assistente ministerial, de nível médio, e analista ministerial, para graduados. No entanto, segundo o presidente da comissão, será oferecida também uma vaga imediata para o cargo de procurador de contas.
Já as 30 vagas serão distribuídas por servidores. Serão nove oportunidades para provimento imediato e 21 para cadastro de reserva. Deste total, no entanto, oito vagas imediatas serão para a carreira de analista ministerial, em áreas que ainda estão sendo definidas, segundo o presidente da comissão do concurso.
De acordo com o presidente, haverá provimento imediato de um cargo de assistente ministerial, na área de Informática. O MPC-PA dispõe ainda de cargos de assistente e auxiliar na área de Controle Externo, mas que ainda não estão confirmados no próximo concurso.
Próximo passo será a escolha da banca
Os preparativos do concurso do Ministério Público de Contas do Pará seguem em andamento, como adianta o presidente da comissão organizadora. Segundo ele, a próxima etapa será a escolha da banca, que ficará responsável pelo concurso.
Concurso MPC-PA ainda terá banca definida (Foto: Divulgação/MPC-PA)
Com a definição da organizadora, a seleção passará para a fase externa, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no concurso para procurador de contas. Neste caso, a inclusão do órgão é obrigatória;
"Além da OAB, na fase externa, isto é, quando for para discutir a minuta do edital, iremos também chamar outros conselhos de classe, que poderão contribuir, se quiserem", explica o processo o procurador Guilherme Sperry.
Segundo o presidente da comissão, após essa fase e com a aprovação da minuta do edital de abertura, ocorrerá a publicação do documento, com o prazo para as inscrições. Os ganhos no MPC-PA, para assistente ministerial, são de R$3.154,60, e, para analista, chegam a R$6.260,22.
Prepare-se para o concurso MPC-PA!
Com a retomada dos trabalhos da comissão do concurso MPC-PA e previsão de edital já para 2019, quem deseja ingressar no quadro de servidores do Ministério Público de Contas do Pará deve iniciar a sua preparação. Para isso, FOLHA DIRIGIDA separou materiais, que te ajudarão a conquistar uma vaga. Confira!