Concurso MP RJ: confira plano de estudos para técnico administrativo
O professor Marcus Silva elaborou uma planilha de estudos exclusiva para os concorrentes a técnico-administrativo do concurso MP RJ 2019.
Autor:
Publicado em:25/09/2019 às 09:10
Atualizado em:25/09/2019 às 09:10
As provas do concurso MP RJ para a área de apoio estão cada vez mais próximas. Agendado para o dia 24 de novembro, o exame do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP RJ) não ficou tão distante da publicação do edital, exgindo dos candidatos otimização de tempo e estudo ágil.
O pouco tempo até a prova é uma preocupação sua também? Se sim, a FOLHA DIRIGIDA resolveu te ajudar. Você poderá se preparar com um plano de estudo especial, elaborado pelo professor Marcus Silva.
A grade, especial para o cargo de técnico administrativo do MP RJ, de nível médio, foi feita levando em consideração 40 horas semanais de estudos, de segunda a sexta-feira. Ou seja, oito horas diárias.
Segundo o professor Marcus Silva, com a carga de oito horas diárias, os concorrentes podem dedicar os sábados e domingos para o lazer.
No entanto, caso não consigam cumprir esse tempo de estudo de acordo com a programação, o professor aconselha que os concorrentes utilizem o final de semana para estudar o que não foi possível.
"O mais importante é cumprir a carga de 40 horas semanais. Os sábados e domingos também podem ser utilizados pelos candidatos para uma revisão das matérias, sobretudo aquelas em que estão tendo mais dificuldades, inclusive para a realização de muitos exercícios.
ASSINANTES ACESSAM A SEGUIR O PLANO DE ESTUDOS! (Você precisa estar logado para conferir este conteúdo exclusivo)!
Membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico, podem solicitar a isenção da taxa. O pedido poderá ser feito no site da organizadora entre as 14h do próximo dia 16 até as 16h do dia 18 deste mês.
O resultado preliminar das solicitação de isenção está previsto para ser divulgado em 9 de outubro. A lista definitiva de isentos sairá até 23 de outubro.
Concurso MP RJ 2019 tem inscrições abertas nos níveis médio e superior
(Foto: MP RJ)
MP RJ aplica provas do concurso em novembro
Os inscritos no concurso MP RJ 2019 serão avaliados por meio de uma etapa, constituída de prova objetiva, marcada para 24 de novembro.
A avaliação será aplicada no período da manhã, das 8h às 13h para analista áreas processual e administrativa. Já os concorrentes ao cargo de técnico farão a prova no período da tarde, das 15h às 19h.
Em ambos os casos, os exames serão realizadas no Estado do Rio de Janeiro, nas seguintes cidades: Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, Teresópolis e Volta Redonda.
Para técnicos, serão 80 questões de múltipla escolha, com as seguintes disciplinas: Português, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do MP, Noções de Informática e Noções de Direito Administrativo e Constitucional.
Os concorrentes a oficial também responderão a 80 itens sobre Português, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do MP, Noções de Direito Processual, além de Noções de Direito Administrativo e Constitucional.
Para analistas serão 100 questões. No caso do analista processual as matérias serão Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do Ministério Público, Tutela Coletiva e Direito da Infância e Juventude, Direito Administrativo e Constitucional, Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal.
Já para analista administrativo a prova terá as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do Ministério Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional, Administração Geral e Pública e Contabilidade Pública.
Prova objetiva técnico administrativo
Grupo 1:
Língua Portuguesa - 30 questões
Raciocínio Lógico - 10 questões
Grupo 2:
Organização do MP - 10 questões
Noções de Informática - 10 questões
Noções de Direito Administrativo e Constitucional - 20 questões
Prova objetiva de oficial
Grupo 1:
Língua Portuguesa - 30 questões
Raciocínio Lógico - 10 questões
Grupo 2:
Organização do MP - 10 questões
Noções de Direito Administrativo e Constitucional - 10
Noções de Direito Processual - 20 questões
Prova objetiva de analista administrativo
Grupo 1:
Língua Portuguesa - 30 questões
Raciocínio Lógico - 10 questões
Grupo 2:
Organização do MP - 10 questões
Noções de Direito Administrativo e Constitucional - 10 questões
Noções de Direito Processual - 15 questões
Administração Geral e Pública e Contabilidade Pública - 25 questões
Prova objetiva de analista processual
Grupo 1:
Língua Portuguesa - 30 questões
Raciocínio Lógico - 10 questões
Grupo 2:
Organização do MP - 10 questões
Tutela Coletiva e Direito da Infância e Juventude - 10 questões
Direito Administrativo e Direito Constitucional - 10 questões
Direito Civil e Direito Processual Civil - 15 questões
Direito Penal e Direito Processual Penal - 15 questões
Cada questão valerá um ponto, sendo 100 pontos a pontuação máxima obtida nas provas para os cargos de analista.
Para técnicos as questões também valerão um ponto, sendo o total máximo de 80 pontos. Será considerado aprovado na objetiva o candidato que, cumulativamente:
a) não obtiver nota zero em qualquer disciplina;
b) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 24 questões no grupo II para analista da área administrativa;
c) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 24 questões no grupo II para analista processual;
d) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 16 questões no grupo II para técnico administrativo; e
e) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 16 questões no grupo II para oficial. [VIDEO id="8975"]