Foi divulgado nesta quinta-feira, 2, o gabarito oficial da prova escrita preliminar do concurso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) para o cargo de promotor de justiça substituto. As avaliações fazem parte da primeira etapa da seleção. Além dos resultados, também foi divulgada a data da prova escrita especializada.
As provas escritas preliminares foram aplicadas para 3.124 candidatos no dia 20 de maio. A lista dos candidatos aprovados e, consequentemente, habilitados a prestarem a prova escrita especializada também foi divulgada.
Confira os aprovados na prova escrita preliminar do MP-RJ 2018
Acesse o gabarito oficial da prova preliminar do concurso MP-RJ
Os aprovados na prova preliminar realizarão a prova escrita especializada da banca de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Eleitoral do concurso MP-RJ no dia 19 de agosto, em horário e local que serão divulgados pelo Ministério Público.
Após a realização da prova especializada, o MP-RJ dará início à divulgação da próxima etapa do concurso, a prova oral. Os aprovados serão encaminhados para a fase classificatória, que será realizada em duas etapas: provas de Língua Portuguesa e de títulos.
Confira detalhes do concurso MP-RJ
O concurso MP-RJ conta com 32 vagas para promotor de justiça substituto. O cargo é destinado a graduados em Direito, com experiência jurídica de pelo menos três anos. A remuneração em início de carreira é de R$27.500,16, pelo regime estatutário, que garante a estabilidade.

segunda avaliação são divulgados (Foto: Divulgação/MPRJ)
Ao todo, os participantes do concurso MP-RJ serão avaliados por meio de sete etapas: inscrição preliminar, provas discursivas eliminatórias (cinco exames), avaliação decisiva, inscrição definitiva, comprovação do exercício da atividade jurídica, contagem de títulos e exame de aptidão física e mental.
Até o momento, apenas a primeira prova foi realizada. A segunda (prova escrita especializada) será realizada no dia 19 de agosto. As demais etapas terão as datas divulgadas após os resultados da avaliação escrita.
A nota obtida no exame preliminar não será computada para classificação final, servindo apenas para avaliar se o candidato tem aptidão para participar das etapas seguintes. Será eliminado o concorrente que obtiver nota inferior a 50.
Lotação do novo concurso MP-RJ terá novidade
Os candidatos do concurso do Ministério Público do Rio de Janeiro já podem esperar novidades sobre a lotação. De acordo com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, esse será o primeiro concurso interiorizado.
Isso quer dizer que quem ingressar por meio do próximo concurso começará a trabalhar pelo interior do estado. As cidades serão Campos dos Goytacazes e Itaperuna, na Região Norte e Noroeste, respectivamente.
Os classificados que ingressarem no Ministério Público iniciarão as atividades pelo interior do estado até posteriormente galgarem postos e chegarem de maneira progressiva às comarcas mais próximas.
Eduardo Gussem afirmou que, com a realização de um movimento de mobilidade na carreira, alguns cargos de classe inicial foram transferidos para a intermediária. Ele comenta ainda que o planejamento para a mobilidade considerou três movimentos.
"O primeiro de transformação de 80 cargos da classe inicial em cargos da classe intermediária, que se encontra em execução. O segundo, a realização do concurso de promotor, que já tem 32 cargos na carreira, e o terceiro, a retomada das aposentadorias compulsórias daqui a três anos. Quando isso ocorrer, serão em média cerca de 15 cargos por ano. A carreira vai ter um excelente fluxo", afirmou.
Prepare-se para o concurso MP-RJ
O concurso MP-RJ é uma excelente oportunidade para candidatos com nível superior. As próximas etapas da seleção terão entre os conteúdos Direito Constitucional, Penal, Administrativo e Tributário. Para ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA traz algumas dicas sobre uma das matérias previstas, o Direito Penal. Confira!
[PLAYLIST id="87"]