Concurso MP-PA: órgão confirma edital de nível médio em novembro
O MP-PA confirmou que o edital do concurso para auxiliar de administração será divulgado na primeira quinzena de novembro
Autor:
Publicado em:25/10/2019 às 13:18
Atualizado em:25/10/2019 às 13:18
O Ministério Público do Pará confirmou que o concurso MP-PA para nível médio será aberto na primeira quinzena de novembro. Nesta sexta-feira, 25, o procurador-geral de justiça do Estado, Gilberto Valente Martins, assinou o edital com 15 vagas para auxiliar de administração.
O órgão ainda formará cadastro de reserva com 150 aprovados. Eles poderão ser convocados no decorrer do prazo de validade do concurso, de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Tais vagas excedentes serão preenchidas de acordo com a conveniência e disponibilidade financeira da instituição.
A expectativa é que o cadastro de reserva seja bem utilizado, tendo em vista as inúmeras saídas de servidores, seja por aposentadorias ou mortes. As oportunidades serão para os 15 polos da instituição.
“Esse ato vem atender uma necessidade do órgão visto que alguns servidores se aposentaram. Além disso também houve um crescimento natural da instituição. Inicialmente será feito o preenchimento de 15 cargos de nível médio mas temos a expectativa de nomeação de outros aprovados da lista remanescente”, disse Gilberto Valente Martins.
O cargo de auxiliar de administração exige apenas o ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$2.489,83 mais vantagens legais.
Procurador-geral de justiça, Gilberto Valente Martins, assina o edital do
concurso MP-PA (Foto: Alexandre Pacheco)
O presidente da comissão do concurso MP-PA, procurador de justiça Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves, explicou que a publicação do edital é uma necessidade imediata do órgão.
“Há uma necessidade imediata da instituição em abrir essas vagas não somente em virtude do crescimento administrativo da atuação do Ministério Público como também para repor o seu quadro de pessoal em razão de falecimentos e de aposentadorias em pontos chaves para atuação do Ministério Público”, relatou o procurador.
Com organização do Cetap, concurso MP-PA terá duas provas
A banca organizadora da seleção será o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap). Ele foi o vencedor da licitação, cujo contrato foi assinado em fevereiro.
O Cetap será responsável por receber as inscrições e viabilizar as etapas de seleção, como provas objetivas. A presidente da comissão examinadora, Luciana Neves Gluck Paul, informou que é a primeira vez que a banca realiza um concurso para o MP-PA.
“A gente trabalha com total transparência a fim de que todos os candidatos que queiram acompanhar o processo tenham certeza de que ele está sendo feito da forma correta. A maior garantia que temos que ter num concurso é garantir a isonomia do tratamento dos candidatos a fim de que todos tenham a mesma oportunidade de alcançar o cargo almejado”, destacou.
Os concorrentes do concurso para nível médio serão avaliados por duas provas: uma objetiva e outra discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Provas do concurso MP-PA serão em diferentes municípios
Em nota, a Administração do Ministério Público confirmou que a aplicação ocorrerá nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Soure, Santarém e Tucuruí.
O exame objetivo deve contar com 70 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Noções de Informática;
Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará;