Concurso MP-PA: cronograma do edital está em elaboração
As datas de publicação do edital, assim como das provas do concurso MP-PA estão em discussão pela comissão e banca organizadora.
Autor:
Publicado em:17/04/2019 às 12:59
Atualizado em:17/04/2019 às 12:59
O cronograma do concurso para nível médio do Ministério Público do Pará (MP-PA) já está em elaboração. O setor de Recursos Humanos do órgão informou à FOLHA DIRIGIDA que a data para publicação do edital ainda está em definição. Assim como o período para inscrições e o dia das provas objetivas e discursivas.
A comissão responsável pelo concurso está em contato com o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap), banca organizadora, para fechar os últimos detalhes. A boa notícia é que fontes do MP-PA disseram que o “edital está para sair”.
A contratação da Cetap como banca do concurso ocorreu no dia 15 de fevereiro. Essa é a última etapa antes do edital. O que reforça a ideia de que o documento com as regras da seleção não deve demorar muito para ser publicado.
O Ministério Público do Pará prepara novo concurso para auxiliar de
administração (Foto: Divulgação/MP-PA)
De acordo com o projeto básico do concurso MP-PA, ao qual a FOLHA DIRIGIDA teve acesso, o edital aprovado pela Administração do órgão deve ser publicado em até 40 dias. Esse prazo é contado após a assinatura do contrato com a banca organizadora.
As provas, por sua vez, deverão ser aplicadas em, no máximo, quatro meses após a contratação da Cetap. O concurso terá oferta de 15 vagas mais cadastro de reserva para auxiliar de administração. O cargo exige apenas o ensino médio completo.
O projeto básico adianta que as oportunidades do concurso MP-PA serão distribuídas pelas seguintes regiões administrativas:
Belém (2 vagas mais CR);
Nordeste (3 mais CR);
Tocantins (1 mais CR);
Marajó (2 mais CR);
Sudeste (4 mais CR);
Sudoeste (2 mais CR); e
Baixo Amazonas (1 mais CR).
A remuneração inicial da carreira de auxiliar é de R$2.320,42 para jornada de 30 horas de trabalho semanais. Os aprovados serão contratados pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Estado do Pará.
A taxa de inscrição no concurso será de R$40. Apenas pessoas com deficiência ou membros de famílias de baixa renda, que estiverem inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico), poderão pedir isenção desse valor.
Concurso MP-PA terá provas objetivas e discursivas
Os candidatos do concurso MP-PA serão avaliados provas objetivas e de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão, segundo o projeto básico, é que 35 mil pessoas se inscrevam para os exames que serão compostos por 70 questões.
As disciplinas cobradas serão:
Língua Portuguesa;
Noções de Informática;
Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará;
Lei Orgânica do MP-PA;
Noções de Administração Pública;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Civil
A prova de redação será realizada na mesma data da objetiva, devendo o candidato elaborar um texto com no mínimo 30 linhas e, no máximo, 50 linhas.
Serão corrigidas as provas discursivas dos 500 candidatos melhores classificados de cada região administrativa. Para isso, será preciso alcançar nota igual ou superior a 60% das questões de Conhecimentos Gerais e 60% das perguntas de Conhecimentos Específicos.
No vídeo abaixo, saiba como estudar quando o concurso tem banca organizadora definida: [VIDEO id="8270"]